[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Foi realizada na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (19), uma reunião com as equipes de entidades de implantação do Programa Pró-Mananciais no município. A reunião, coordenadora por técnicos da Copasa, responsável pela implantação do projeto, contou com a presença da Polícia Militar do Meio Ambiente, Prefeitura, por meio do secretário de Agropecuária, Serginho, Câmara Municipal, por meio dos vereadores presentes, Tina (PT) e Felipe Barbosa (PTB), representantes do IFNMG, UFVJM, Doctum, Unipac e instituições privadas. O Programa é um Projeto de Lei do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (Avante).
Histórico da implantação do projeto em T.O.
No dia 10/11/2017, o presidente Fábio Lemes fez um requerimento para Copasa, solicitando que o Programa Pro Mananciais fosse implantado no município, visto a preocupação com as nascentes. Em 05 de Março de 2018, a proposta recebeu a resposta positiva da implantação do projeto, que já existe em outros 148 municípios, sendo T. Otoni o 149. No dia 15/03 o projeto foi lançado as 08h no Auditório da Fernord.
Desde o início de suas atividades, a COPASA vem implementando ações de proteção e preservação ambiental, com o objetivo de recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas que utiliza com a finalidade de abastecimento público.
Em 2016, a empresa juntou suas melhores práticas e criou o Programa “Pro-Mananciais”, para atender às novas diretrizes traçadas pela direção da empresa, com base em estudos sobre as reais necessidades de atuação em relação à proteção e conservação dos seus mananciais.
O Pro-Mananciais fundamenta-se nos programas anteriores de proteção de mananciais da COPASA, nas legislações, documentos nacionais e estaduais e no Programa “Cultivando Água Boa” do Estado de Minas Gerais.
O programa tem em sua concepção: A cultura de sustentabilidade; Ações de sensibilização, mobilização e de educação ambiental; Valorização dos saberes e crenças das comunidades; Estímulo à mudança de hábitos e costumes; Ética do cuidado; A construção coletiva do sentimento de pertencimento à microbacia hidrográfica; e a responsabilidade compartilhada.
O Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. Traz em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas, pequenos cursos d’água desde a sua nascente até seu ponto de captação.
Embora as ações do Pró-Mananciais expandam seus benefícios para além das fronteiras da COPASA, seu objetivo é proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais que são utilizados para o abastecimento público, por meio de ações e estabelecimento de parcerias, que visem à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental.
Dentre as ações desenvolvidas pelos técnicos da COPASA no Pró Mananciais, destaca-se: cercamento de Nascentes; O cercamento das nascentes é fundamental para a conservação dos mananciais e dos ambientes nos quais estes estão inseridos e favorece o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol da proteção e recuperação dos recursos hídricos.
As cercas instaladas evitam a ocorrência de intervenções negativas como o pisoteio de gado, que causa muita erosão e ainda obstrui o afloramento da água. Com o cercamento, a recomposição da mata ciliar acontece de forma natural, propiciando a melhoria da qualidade e da quantidade de água nas microbacias; Cercamento e plantio de mudas nativas em Mata Ciliar. As matas ciliares constituem formações vegetais que ocorrem nas margens dos rios, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. São consideradas pelo Código Florestal Federal (Lei Federal nº 12.651/2012) como áreas de preservação permanente. As matas ciliares funcionam como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d’água. Portanto, a sua recuperação e manutenção propiciam a proteção das ribanceiras contra a erosão e o consequente assoreamento dos recursos hídricos, conservando a qualidade e o volume das águas; Bacias de contenção de enxurradas (bolsões)
Diante da escassez dos recursos hídricos, os bolsões se tornam importantes obras ambientais que, por meio da captação da água das chuvas, ajudam a recarregar os lençóis freáticos, revitalizar mananciais, controlar erosões e áreas degradadas. A construção dos bolsões é uma importante ação de sustentabilidade socioambiental na microbacia hidrográfica que, além de agilizar a recuperação ambiental, permite vários usos da água acumulada. Ainda fazem parte das atividades do Pró-Mananciais, ações como a regularização de estradas vicinais, construção de sistemas de captação de água de chuva, estudos e implantação de alternativas para disposição adequada de dejetos, construção de biodisgestores e prevenção de incêndios florestais, entre outras.
Em 2017, o programa Pro-Mananciais está sendo desenvolvido em 58 municípios em todas as regiões do Estado.
A terceira reunião do projeto está marcada para o dia 23, próxima sexta-feira, também na Câmara Municipal.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”image_grid” images=”23793,23792,23791,23790,23789,23788″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]