campanha
Restaurante Irmã Zoé

Maria Alves, candidata a deputada estadual: Uma junção de força, luta e coragem no campo e na cidade

TEÓFILO OTONI – Diferentemente da maioria dos candidatos que pleiteiam uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado ou na Câmera Federal, Maria Alves é uma candidata que tem uma trajetória de luta com as bandeiras que ela se compromete assumir como futura deputada. Nomes apresentados como futuros representantes da região são pessoas que se auto intitularam representantes do povo. Buscam este lugar para se promoverem economicamente e politicamente, como é a maioria dos políticos, enquanto a candidatura de Maria Alves é fruto de um processo coletivo. Que fizeram cada um destes nesses anos pela sua comunidade? Que tipo de pensamento político e social eles têm? Que projeto de sociedade defende? Como se posiciona durante o golpe?  E o seu partido esta de qual lado nesse momento em que o país esta dividido entre caminhar rumo à consolidação da barbárie ou recuperação da jovem e frágil democracia?

Candidata a deputada estadual pelo PT, Maria Alves

Maria Alves trabalha a serviço das lutas do povo, que agora ela quer representar na Assembleia do Estado de Minas Gerais defendendo essa região. Maria Alves começou sua trajetória política como catequista na comunidade, que mais tarde, com as políticas afirmativas dos governos do PT, descobre ser um quilombo onde seus ancestrais palmaram os primeiros passos da sua liberdade. Depois seguiu para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Verde e dividiu a sua vida em cuidar da família, fortalecer a sua comunidade e trabalhar nas várias frentes de luta a nível local, regional, estadual e nacional na construção de um país mais justo, mais humano e mais solidário. Maria Alves é a única candidata que é do Vale do Mucuri e quem tem uma história de luta pela melhoria da vida do povo e não será mais um profissional da política.

 

Por que voto em Maria Alves para deputada estadual? 

Joaquim Pereira da Silva Neto, líder sindical e há 50 anos envolvido com o movimento dos trabalhadores rurais no Vale do Mucuri.

Líder sindical Joaquim Neto apoia Maria Alves para deputada estadual

Em 1962, então participante do grupo Juventude Agrária Católica (JAC) com apoio do padre Teodoro, Joaquim Neto fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poté, o primeiro do Estado de Minas Gerais. Desde então, o sindicalista vem trabalhando em prol do homem e mulher do campo, e vê na candidata Maria Alves, o nome a representar o campo e a cidade na Assembleia Legislativa.

“Conheci Maria Alves ainda quando ela era adolescente, participando de grupo de jovens, e posteriormente chegando ao cargo de coordenadora da Comissão de Jovens Rurais pela FETAEMG, em nível estadual, onde fez um ótimo trabalho. Sua participação no Conselho Regional da Previdência Social e também no Território da Cidadania, sempre decisiva e muito contribuiu para ajudar criar projetos importantes para nossa região, sempre na defesa dos interesses do nosso povo. Quando Maria se tornou adulta, foi eleita para o cargo de diretora de Políticas Públicas, onde inclui saúde, educação e previdência social. Nesse cargo representa e defende os trabalhadores rurais de Minas Gerais. Hoje 543 sindicatos filiados à FETAEMG estão muito bem representados por ela com toda a garra e dedicação. Conheço Maria desde adolescência nunca vi nenhuma ação que me fizesse desconfiar, e tenho fé em Deus que os trabalhadores rurais de Minas Gerais serão bem representados na Assembleia, onde ela vai conseguir levar e a aprovar os nossos projetos. Com isso, nosso Vale do Mucuri será bem representado contribuindo para o desenvolvimento da nossa população tão sofrida. Por isso apoio Maria Alves para deputada estadual. Até o dia 07 de outubro se Deus quiser”.

A candidata Maria Alves (ao centro) no empo Comunidade – Prática de Ensino da UFVJM, campus Diamantina, em Ouro Verde de Minas

Por que apoio a candidatura de Maria Alves, a deputada estadual?

O professor da UFVJM campus Mucuri, sociólogo Leonel de Oliveira Pinheiro, Pesquisador e Extensionista do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar – GEPAF / UFVJM, tornou público o apoio a candidatura de Maria Alves à deputada estadual em Minas Gerais, por entender que o Vale do Mucuri precisa de uma legítima representante das classes populares na Assembleia de Minas Gerais.

“Maria Alves é remanescente quilombola da comunidade de Santa Cruz, no município de Ouro Verde de Minas. Maria é uma legítima representante dos povos do Vale do Mucuri, mulher negra, mãe, ativista social. Possui uma linda história de luta no Sindicato do Trabalhadores Rurais – STR e como líder sindical na Federação do Trabalhadores Rurais na Agricultura de Minas Gerais – FETAEMG. Desde muito jovem iniciou sua militância na luta pela terra, por meio da pastorais sociais e movimentos populares de luta pelos direitos das comunidade tradicionais quilombolas, bem como, uma lutadora incansável na defesa e difusão da educação do campo, centrada na protagonismo dos(as) jovens rurais. Maria é um exemplo de mulher lutadora, que rompeu os grilhões do preconceito, da pobreza, da exclusão social. Ela é uma exemplo a ser seguido, pois sua luta é sinônimo de garra, de honestidade, de perseverança na materialização da utopia de uma sociedade mais justa e igualitária. A candidatura de Maria Alves representa na prática o empoderamento feminino na luta pelo protagonismo das mulheres na política e na sociedade. Maria representa um grito de liberdade dos  povos e comunidades tradicionais e de todos e todas trabalhadoras e trabalhadores rurais e agricultores(as) familiares de Minas Gerais, na luta por: terra, trabalho, educação e dignidade do nosso povo. Manifesto meu apoio em sua candidatura a deputada estadual  por conhecê-la há muitos anos, sempre ativa na defesa intransigente dos direitos das populações do campo. Ela é uma mulher firme nas suas convicções e sempre com disposição para enfrentar as injustiças em prol do bem comum. Tais características são fundamentos para o bom político, e Maria Alves   possui todas essas qualidades, e sem dúvida irá dignificar a classe trabalhadora na conquistas e manutenção de direitos  na ALMG. Avante companheira, seguimos juntos firmes na luta e até a vitória”.

Compartilhe :