
O Plano de Conservação e Preservação da Mata Atlântica busca construir um futuro sustentável para Teófilo Otoni
TEÓFILO OTONI – Com o objetivo de construir um diagnóstico preciso e elaborar o Plano Municipal de Conservação e Preservação da Mata Atlântica (PMMA) em Teófilo Otoni e região do Mucuri, foi realizada na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do SEST/SENAT, uma reunião com os parceiros do Programa Teófilo Otoni Sustentável.
A reunião, a quarta desde o início da elaboração do plano, contou com a participação do IEF, Emater, UFVJM, DOCTUM, Superintendência Regional de Educação, IMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, CBH, ONG Pró Rio Todos os Santos, APA do Alto Mucuri, entre outros convidados. Dentro da pauta a consolidação do diagnóstico, caracterização sócio-econômica do município, formação das equipes técnicas multidisciplinares e alinhamento das metodologias a serem aplicadas, definição das comunidades prioritárias que participarão da elaboração do plano, datas e logísticas necessárias, busca de apoio financeiro junto ao BID e ao FUMMA e marketing a ser trabalhado para divulgação do plano.
De acordo com Stela Boscov, representante da Prefeitura no encontro, o plano de conservação e preservação da mata busca construir um futuro sustentável para Teófilo Otoni e a participação dos parceiros têm sido satisfatória.
“Com essas parcerias a primeira fase do plano, que é a caracterização do município, já está bastante avançada. A segunda fase é para determinar a atuação de oficinas nas comunidades rurais, para que sejam levantadas as expectativas dos moradores locais e qual a visão deles em relação ao futuro da mata atlântica, fazendo uma projeção sobre o que acontece hoje”, afirmou.

Stela Boscov, coordenadora do projeto “Teófilo Otoni Sustentável” e representante da Prefeitura no Plano Municipal de Conservação e Preservação da Mata Atlântica
Teófilo Otoni possuiu, na atualidade, 35% de remanescente de Mata Atlântica. Por isso, e, pelo fato de ser cidade polo, foi escolhida pelo IEF para começar o plano. A partir daqui, o PMMA será levado para os outros municípios.