campanha
Restaurante Irmã Zoé

Municípios dos vales Mucuri e Jequitinhonha participam da primeira edição de feira mineira das mulheres do campo

TEÓFILO OTONI – Pela primeira vez, Belo Horizonte vai receber uma feira da agricultura familiar organizado exclusivamente por mulheres do meio rural. A I Feira Mineira das Mulheres do Campo será realiza nos dias 9 e 10 de novembro, na Praça da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SEDA), a feira tem como objetivo contribuir para a inclusão produtiva e a promoção da autonomia econômica da mulher trabalhadora do campo, na perspectiva da economia feminista e da agroecologia.

Cinquenta empreendimentos de mulheres dos territórios Zona da Mata, Leste, Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte foram selecionados para exporem seus produtos na feira, após seletiva realizada pela Seda.

Entre as empreendedoras estão mulheres de comunidades rurais e urbanas, assentamentos da reforma agrária e comunidades quilombolas.

Serão comercializados: doce de leite, cocada, mel, doce de abóbora, rapadura, doce de mamão, beiju, tapioca, farinha, mel, pães e biscoitos, manteiga, verduras, legumes e hortaliças, frutas, temperos e corante, amendoim, feijão andu, ovo caipira, requeijão, queijos, cachaças e licores, entre outros.

Considerando os problemas relacionados à questão de gênero na sociedade, a iniciativa busca contribuir para o enfrentamento destes, por meio do incentivo, visibilidade e formação das agricultoras familiares.

A I Feira Mineira das Mulheres do Campo é uma ação do Estado, realizada pela Seda, em atendimento às demandas históricas dos movimentos sociais ligados às mulheres do campo.

Compartilhe :