TEÓFILO OTONI – No dia 05 de junho foi realizada, para os alunos do 10º período de Psicologia, a Oficina Intervenção Psicopedagógica com ênfase na apresentação do TCC marcado para o dia 07 de junho. A intervenção foi ministrada pela Psicopedagoga, Jennypher Aguiar. Foram abordos temas como ter confiança em se apresentar em público, oratória e dicas para apresentação dos trabalhos científicos. Nas apresentações do TCC os alunos têm muita dificuldade para expor aquilo que foi produzido por eles, sendo um grande desafio lidar com a banca avaliadora, a oficina serviu para ajudar a superarem esse obstáculo.
O aluno Gilmar Batista dos Santos descreveu a preocupação que estavam no que concerne às apresentações e que a oficina os ajudou a terem maior confiança. “A intervenção desenvolvida pela Jennypher foi extremamente relevante, pois contribuiu significantemente com nós alunos, que apresentaremos o TCC. Todos nós, participantes, estávamos ansiosos, preocupados e com muitas dúvidas sobre como nos comportar no momento da apresentação. As atividades desenvolvidas pela Jennypher nos proporcionou um alívio e um relaxamento, nos deixando mais confiantes e seguros para a apresentação.”
Ainda sobre a oficina, o aluno Rodolfo da Costa Silva externou o revés que passaram até chegar a esse momento importante na vida acadêmica, que é a apresentação do TCC, fazendo ponderações sobre o auxílio de Jennypher durante a oficina. “Em um momento de tantas tensões e uma mistura de sensações, que sentimos ao sermos expostos a um momento tão importante que é a apresentação do TCC, ficamos extremamente nervosos e ansiosos e precisamos de uma ajuda, um apoio que nos faz refletir e buscar um equilíbrio, para passarmos por esse processo da melhor forma possível. Participar da intervenção de hoje muito me ajudou a buscar esse equilíbrio e me manter calmo. Jennypher foi muito pontual e eficaz nas técnicas e orientações que nos deu.”
Jennypher relatou os pontos abordados e falou da expectativa que ficou no que tange as apresentações dos trabalhos dos alunos. “A oficina foi um momento de tirar dúvidas, dar dicas e, além disso, levei duas atividades pra eles fazerem – uma de compartilhar as vivências e emoções e outra para treinarem a oratória. Foi interessante porque todos que estiveram presente realmente queriam estar ali. Agora eles são praticamente meus colegas de profissão, acredito no bom desempenho de cada um na apresentação do TCC.”