TEÓFILO OTONI – Após 1 ano e oito meses de governo do prefeito Daniel Sucupira (PT), a administração municipal passa pelo momento de maior estabilidade desde que assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017. Mesmo com a crise que afeta a maior parte das Prefeituras em todo o Brasil, a atual gestão municipal tem conseguido alavancar projetos e ações de desenvolvimento em diversas áreas
O falta de pagamento dos servidores públicos municipais já é um problema em várias Prefeituras do Vale do Mucuri. Mas em Teófilo Otoni, a atual gestão tem conseguido superar as dificuldades financeiras e cumprir com o compromisso mensal dos servidores.
Além disso, a partir do mês de junho de 2018, o Prefeito Daniel Sucupira conseguiu implementar ações que surpreenderam de maneira positiva a população, e principalmente, o empresariado local, com a aquisição do imóvel do Expominas para o município e a desapropriação judicial da área do antigo frigorífico Frimusa para a implantação do Distrito Industrial de Teófilo Otoni.
Outra ação que foi divulgada pela administração municipal foi a cessão do prédio do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café) para uso gratuito do município por um período de 10 anos. De acordo com a Prefeitura, o local será usado para o funcionamento do Parque de Obras. Com isso, o Ceasa, no Bairro São Jacinto, ficará exclusivamente para uso dos agricultores e produtores rurais.
Outra importante ação que foi anunciada recentemente pelo Prefeito Daniel Sucupira é o asfaltamento de 26 ruas, incluindo corredores da região central e de bairros importantes para a população urbana. “Essas obras vêm num momento importante já que há aproximadamente 10 anos a cidade não recebe nenhuma obra de pavimentação asfáltica. Vamos pavimentar importantes vias que vão facilitar o acesso e dar mais conforto aos condutores de veículos de nossa cidade”, comemora o prefeito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura também está executando o calçamento em diversas ruas do Bairro Itaguaçu. A mesma ação já aconteceu também nos Bairros São Diogo, Jardim das Acácias, Serra Verde, São Jacinto, Novo Horizonte, São Cristóvão, Taquara, Vila Esperança, Jardim São Paulo e Castro Pires.
Mesmo sem recursos específicos para investimentos pontuais, a Prefeitura de Teófilo Otoni conseguiu desenvolver importantes obras de infraestrutura urbana, como a instalação de rede de drenagem pluvial na Rua Oscar Romero, na Vila Esperança, na Rua Glória Penchel, no Bairro Castro Pires; ampliação das obras de drenagem na Rua Engenheiro Celso Murta, no Bairro Laerte Laender; instalação de caixa de retenção na Rua Benjamim Constant com Amauri da Costa Pereira, no Bairro Concórdia. Outra ação do governo municipal que ganhou destaque nos últimos meses foi a conclusão e inauguração da Praça de Esportes e Cultura, no Bairro Viriato.
Programas e ações geram resultados
Dentre os programas e ações implantados pelo governo municipal, três ganharam maior destaque junto à população. A reativação do cursinho pré-vestibular municipal possibilitou desde 2017, que 200 estudantes pudessem preparar para o Enem gratuitamente. O programa da Secretaria de Educação atende prioritariamente aos estudantes que não tem condições de pagar os estudos preparatórios. Já em 2017 diversos estudantes foram aprovados em universidades estaduais e federais de todo o país.
Também na área de educação, o município implementou o transporte universitário gratuito. Pela primeira vez, a Prefeitura garante transporte escolar para os universitários dos Distritos de Topázio e Mucuri, e da Comunidade da Lajinha.
Na saúde, o grande destaque foi a implantação do Programa Médico Noturno. Por enquanto o programa funciona na UBR Vila Verônica e no PSF do Bairro Bela Vista. Em funcionamento desde fevereiro de 2018, o programa oferece à população uma opção mais prática e rápida de acesso à atendimento médico ambulatorial e não emergencial, como dores de cabeça, febre, dores de garganta e outras necessidades de saúde. Até o mês de agosto 3.650 atendimentos foram realizados pelo programa Médico Noturno nas duas unidades, o que gerou uma resolutividade de 97% dos casos atendidos.
Na saúde ainda é possível citar a reativação do setor de órteses e próteses e inauguração do setor de Ostomia do Hospital Bom Samaritano e a implantação de oito (08) novos Programas de Saúde da Família (PSF’s).
O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Teófilo Otoni divulgou no início do mês de setembro/2018, um informativo com a prestação de contas dos primeiros 18 meses de governo. Dentro do informativo, um encarte chama a atenção com os números da atual gestão municipal.
Conforme dados apresentados pela equipe de governo, segue os números divulgados pela administração municipal sobre os trabalhos nestes 01 ano e 08 meses de gestão:
32 milhões de reais pagos de dívidas herdadas do governo anterior. O valor pago até o momento é de R$ 32.477.673,20.
543 cadeiras de rodas e peças de órtese e prótese foram entregues para pacientes do Hospital Bom Samaritano. Com isso, a fila de espera foi zerada.
Mais de 600 novos servidores aprovados no concurso público municipal foram convocados para fazer parte do quadro efetivo da Prefeitura.
12 milhões de reais captados para o município através de emendas parlamentares, doações de veículos e outros projetos. Trabalho idealizado pelo Núcleo de Projetos e Captação de Recursos.
40 novos veículos leves, pesados, máquinas e ônibus foram adquiridos para a frota municipal.
62 mil pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela em apenas uma semana no mês de janeiro de 2017.
2500% de redução dos casos de dengue e chikungunya no município em 2018.
46 milhões de reais é o valor do patrimônio adquirido pela Prefeitura através da doação do Centro de Convenções Expominas pelo Governo de Minas.
10 anos é o tempo em que o prédio do IBC (Instituto Brasileiro do Café) ficará cedido para uso gratuito pelo município.
97% de solução dos casos: é o resultado da implantação do Programa Médico Noturno no PSF Bela Vista e na UBR Vila Verônica.
41 unidades de saúde. O município criou oito (08) NOVOS PSF’S para atendimento de saúde em diversas comunidades da região urbana e rural.
140 pacientes de Teófilo Otoni e região receberam gratuitamente a cirurgia de catarata no mutirão realizado pelo Hospital Bom Samaritano.
600 famílias estão sendo atendidas pelo Programa Criança Feliz. O município aderiu ao programa que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.
4.800 crianças carentes participaram das festividades do mês da criança promovidas pela Prefeitura de Teófilo Otoni nas diversas regiões da cidade.
27 toneladas de alimentos foram arrecadadas no show beneficente do Cantor Léo Magalhães em parceria com a Prefeitura. Os alimentos foram distribuídos para instituições socioassistenciais e creches.
5 mil crianças foram presenteadas com brinquedos arrecadados na campanha Natal Solidário promovida pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Câmara Municipal.
18 calçamentos foram concluídos pela Prefeitura. Para a realização das obras o município usou recursos próprios.
280 pessoas participaram dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura em parceria com o SESI/SENAI.
60% de reajuste no repasse para creches e entidades filantrópicas. Em 2017, a Prefeitura atendeu reivindicação histórica das entidades que recebiam repasses defasados.
200 estudantes foram beneficiados em 2017 e 2018 com a reativação do Cursinho Pré-Vestibular Municipal. Alunos que não têm condições de pagar, fazem de graça o curso preparatório para o ENEM.
2.100 quilômetros de estradas rurais foram patroladas entre 2017 e 2018.
36 pontes de madeira e cimento foram construídas na zona rural pela Secretaria de Agropecuária.
40 manilhamentos foram realizados nas estradas rurais pela Secretaria de Agropecuária.
145 toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar foram doadas a 23 entidades sociassistenciais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
20 quilômetros de desassoreamento de córregos e rios na zona urbana do município.
10 quilômetros de serviços de desobstrução e limpeza de redes pluviais que causavam inundações em período chuvoso.
9.405.990,00 milhões de reais para a saúde através de emendas parlamentares com objetos de custeio, investimentos e material.
9 NOVAS especialidades de atendimento na Policlínica Municipal. Com isso, o número subiu de 13 para 22 especialidades.