O @jornaldarecord dessa semana teve uma matéria especial da região como tema, a chamada “Nova Serra Pelada”, local em que um pedrista lotado entre Teófilo Otoni e Malacacheta havia descoberto e achado bastante ouro, atraindo muita gente para o lugar.
À época da reportagem, no final de novembro, ele chegou a dizer que cerca de 600 pessoas de várias cidades do Nordeste Mineiro estavam em uma região há cerca de 300 KM de Teófilo Otoni, munidos de picaretas e até detectores de metais em busca do metal precioso.
Enquanto ele exibia “entre as escondidas” seus achados, o local atraía mais pessoas, vindas até de Belo Horizonte. O @jornaldiarioteo pesquisou e descobriu que a localidade era Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Na ocasião o nome que achou a dita mina pediu sigilo, e até para tirarmos o nome dele da reportagem, pois estaria com medo de sequestro. Ainda de acordo pesquisado os garimpeiros de plantão estavam em terras devolutas, porém sem controle ambiental algum.
O assunto agora chegou no principal jornal da segunda emissora em audiência do país, a @recordoficial , que replicou as imagens mostradas no perfil do Diário algumas semanas atrás. Confira. Já o pedrista de Teófilo Otoni-Malacacheta está mais na surdina do que nunca.