
O objetivo é reunir vários setores da sociedade e desenvolver ações de
mobilização que possam contribuir no combate à dengue no município
NOVO ORIENTE DE MINAS – Representantes da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni participaram do lançamento de criação do Núcleo de Mobilização Social do município de Novo Oriente de Minas. O objetivo é reunir vários setores da sociedade e desenvolver ações de mobilização que possam contribuir no combate à dengue no município.
“Os núcleos municipais de Mobilização Social contra a Dengue buscam diminuir a distância que existe entre a população e o controle da doença. Uma das funções desses núcleos é justamente sensibilizar a população para uma mudança de hábitos, e assim, controlar os focos do mosquito que atualmente são encontrados, em sua maioria, dentro dos domicílios”, ressaltou a referência técnica em Mobilização Social da Superintendência de Saúde, Augusto Bernardo do Monte.
Para o pastor da Igreja Assembléia de Deus de Novo Oriente de Minas, Francisco José Santiago, a igreja tem um papel muito importante pois, assim como qualquer outra entidade que agrega pessoas, possibilita a divulgação e conscientização sobre a importância da prevenção da doença.
“Temos trabalhado com as famílias que frequentam a igreja para que se mobilizem contra a dengue não deixando lixo acumulado, manter a caixa d’água sempre tampada, não deixar recipientes que possam acumular água aberto, pois esses são os principais meios de procriação do mosquito da dengue”, afirmou.
A vereadora, Maria Nileite Gonçalves de Souza, acrescentou que “a prevenção é o melhor remédio. Se o município gasta muito com a saúde, prevenindo gastará menos”.
E prometeu levar a idéia aos seus colegas da Câmara Municipal, para que também sejam multiplicadores no combate à dengue em Novo Oriente de Minas e região.