campanha
Restaurante Irmã Zoé

Órgãos e instituições se unem pelo fim da violência contra as mulheres

A soldado Juliana enfatizou a importância do disque denúncia
A soldado Juliana enfatizou a importância do disque denúncia

TEÓFILO OTONI – Quem passou pelo centro da cidade na manhã do último sábado (04), percebeu a intensa movimentação nos arredores da Praça Tiradentes, que precisou ter a via principal da Avenida Getúlio Vargas fechada para o trânsito. O Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM), em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni e várias instituições públicas e privadas do município, promoveu um dia marcante de conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento marcou o início das comemorações ao Dia Internacional da Mulher e teve como tema “Mulheres Unidas contra a Violência”.

Caminhada do grupo das Mulheres Unidas contra a violência
Caminhada do grupo das Mulheres Unidas contra a violência

Autoridades regionais e estaduais, dentre elas o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o Secretário de Estado de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Ministério Público, sindicatos e membros de movimentos populares participaram de uma caminhada que saiu da Rua Floriano Peixoto, no Bairro Veneta, percorrendo as principais ruas e avenidas da região central até a Praça Tiradentes.

Durante o trajeto o grupo distribuiu panfletos e através de um carro de som divulgou as ações relacionadas ao combate à violência contra a mulher. Por onde passou, o grupo recebeu o apoio e solidariedade de populares, comerciantes e motoristas.

O prefeito Daniel Sucupira enfatizou a importância da luta pela igualdade e à valorização da mulher. “É inadmissível que em pleno século XXI as mulheres ainda sejam tratadas com tanta desigualdade, e isso, em todos os setores da sociedade. Pior que isso é a violência diária que as mulheres são submetidas. Essa é uma luta permanente, e não somente no “Dia Internacional da Mulher”, destacou o prefeito.

Grupo de Mulheres se reunindo para caminhada
Grupo de Mulheres se reunindo para caminhada

No primeiro semestre de 2015, em Minas, foram registradas 63.460 ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. Os registros do mesmo período de 2016 apontam um decréscimo de 1,4%, totalizando 62.567 ocorrências. Os dados estão disponíveis no Diagnóstico de Violência Doméstica e Familiar nas Regiões Integradas de Segurança Pública de Minas Gerais, divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria de Polícia Civil. O diagnóstico é produzido desde 2014 pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), com informações semestrais.

 

Ônibus lilás (Base móvel de atendimento ao público)
Ônibus lilás (Base móvel de atendimento ao público)

Ônibus Lilás

Como parte da Semana da Mulher, a cidade recebeu desde a sexta-feira, 03/03, o “ônibus lilás”. O veículo é especialmente adaptado para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Os serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades, também, têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre as Leis Maria da Penha e do Feminicídio e sua aplicação.

A soldado Juliana, da patrulha de prevenção à violência doméstica do 19º Batalhão de Polícia Militar, agradeceu a participação de todos que promoveram o evento. Ela afirmou que a articulação de todos os órgãos e instituições foi fundamental, para conseguir ajudar o máximo de mulheres possível. “As mulheres hoje tem mais informações, através da internet, da televisão, e hoje viemos pra rua alcançar e encorajar essas mulheres. O número para denúncia de violência contra a mulher em todo o Brasil é o 180. Pedimos ajuda também das mulheres que nunca foram vítimas de violência e sabem de algum caso para denunciar. Aos homens que receberam a nossa mensagem e apóiam esta causa, os nossos sinceros agradecimentos”, salientou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Moreira, disse que o impacto foi muito grande, principalmente, com a procura dos atendimentos pelas mulheres que são vítimas da violência. “Toda a estrutura montada foi essencial para dar confiança a essas mulheres. Hoje foi uma manhã histórica para Teófilo Otoni, pois fizemos um movimento que fez valer a política e os direitos das mulheres”, frisou a secretária

Durante toda a semana da mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover o plantão social na Praça Tiradentes. A ação consiste em disponibilizar psicóloga, assistente social e orientadora social para as mulheres que necessitarem de acolhimento em virtude da violência.

Na quinta-feira, 09/03, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar vai promover uma palestra às 17hs, na Praça Tiradentes.

 

 

Compartilhe :