Iniciativa completou cinco anos formando gratuitamente jovens em Minas Gerais
TEÓFILO OTONI – Um dos maiores e mais importantes projetos de formação musical de Minas Gerais, a Orquestra de Câmara SESC, vai apresentar mais um concerto em Teófilo Otoni. A apresentação será no dia 20 de setembro, às 20h, no Casarão do SESC Teófilo Otoni (Avenida Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro). A entrada é gratuita.
O tema da noite será ‘Clássicos nordestinos’. Na ocasião serão apresentadas músicas de importante significado para a construção da identidade cultural brasileira, a partir dessa região do país. Os integrantes do núcleo de Teófilo Otoni vão mostrar todo o talento distribuído entre os instrumentos de cordas como violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo. Entre os destaques do repertório estão Ciranda da Rosa Vermelha (Alceu Valença); Sabiá (Luiz Gonzada e Zé Dantas); Anunciação (Alceu Valença); Asa Branca (Luiz Gonzada e Humberto Teixeira); Minha Jangada (Dorival Caymi); Ai que Saudade D’Ocê (Vital Farias) e Beira Mar (Zé Ramalho).
Trajetória
A Orquestra de Câmara SESC foi criada em 2012, em Belo Horizonte, para atender alunos de 10 a 14 anos, oferecendo aulas de instrumentos, percepção musical e prática em conjunto. Em 2014, o projeto foi ampliado para Teófilo Otoni, onde foi desenvolvido um novo núcleo. Atualmente, a iniciativa conta com 130 crianças e adolescentes na capital e 90 em Teófilo Otoni.
“A Orquestra de Câmara SESC é a tradução do compromisso da instituição em ampliar o acesso à cultura e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa. Mais que isso, é cumprir a nossa missão de desenvolver ações, não só na cultura, mas em diversas áreas, que promovam o bem-estar do comerciário e também de toda a comunidade”, afirma o diretor regional do SESC em Minas, Luciano Fagundes.