campanha
Restaurante Irmã Zoé

Ouro Verde de Minas sedia jornada mineira de universitários

Secretaria estadual de Educação desembarcou ontem (17) em Teófilo Otoni para acompanhar o evento

OURO VERDE DE MINAS _ A secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, participa nesta quarta feira (17/05), em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, da abertura da 9ª Edição da Jornada Socioterritorial do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG. Durante três dias, estudantes de Pedagogia e Licenciatura Lecampo das universidades federais de Viçosa (UFV) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) vão trabalhar na articulação do ensino, pesquisa e extensão em ação com as escolas do município da região do Vale do Mucuri. As ações serão desenvolvidas em ambientes escolares e não escolares, envolvendo as cinco comunidades quilombolas do município. São elas: Carneiro, Santa Cruz, Água Preta de Cima, Água Preta de Baixo e Água Limpa.

O prefeito do município, Mazim de Livânia, disse que será uma oportunidade para discutir a realidade do município. “É a primeira vez que uma secretária de Estado visita nossa cidade, portanto, é uma honra receber os integrantes da educação do governo estadual, além de professores e especialistas da área para discutir as demandas das nossas comunidades quilombolas”, disse o prefeito.

Para o deputado estadual Neilando Pimenta (PP) a realização do evento em uma das cidades do Vale do Mucuri representa um avanço no sentido de que as comunidades quilombolas serão o foco de discussão. “Existem 1.200 pessoas vivendo nas cinco comunidades quilombolas de Ouro Verde de Minas. Importante essa iniciativa dos professores e estudantes das universidades federais, porque mostra a preocupação com os quilombolas de todo o estado merecem e o respeito que a secretária Macaé e seus assessores demonstram por eles”, concluiu.

O trabalho que será realizado foi planejado por 21 grupos interdisciplinares com base em diálogos e pesquisas com a comunidade. Foram formulados temas que serão estudados, como investigação de processos de construção da identidade

quilombola, luta pela articulação política e social, uso das plantas medicinais, quintais produtivos e práticas religiosas de matriz africana.

Além de autoridades locais, especialistas em educação do município e da Secretaria Estadual, participam também do evento professores de graduação e da educação básica, gestores das redes estadual e municipal, movimentos sindicais e moradores da comunidade local.

 

Programação

A secretária Macaé desembarcou nesta quarta feira (17), às 11 horas em Teófilo Otoni e seguiu para Ouro Verde de Minas, onde foi recebida pelo prefeito Mazim de Livânia e autoridades locais. Eles seguiram para o almoço na Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo, localizada na Comunidade Quilombo Santa Cruz. À tarde, a secretária visita as Comunidades Quilombolas Carneiro e Água Preta de Cima. A abertura da 9ª Jornada Socioterritorial do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG, será às 18 horas, na comunidade Quilombo Santa Cruz.

Nesta quinta-feira (18), às 09 horas, a secretária Macaé Evaristo se reunirá com autoridades locais, diretores e professores das Escolas de Ouro Verde. O encontro será na Escola Municipal de Educação do Município.

Na sequência, o grupo se desloca para Teófilo Otoni para o almoço e, às 14 horas, encontro com diretores e representantes do colegiado das Escolas Estaduais de Teófilo Otoni, além da visita na sede da SRE Teófilo Otoni e reunião com os funcionários.

E, finalmente, na sexta-feira (19), está marcado o retorno para Belo Horizonte, com previsão de chegada em Confins  às 13h30.

 

Compartilhe :