Crise na Saúde I
Muitos pensam que a situação da Saúde em Teófilo Otoni se resolverá com a finalização das obras do Hospital Regional. Não é bem assim. Segundo o próprio prefeito Getúlio Neiva (PMDB), depois de pronto, o problema é garantir o funcionamento pleno do hospital. “Veremos o que será feito para manter o Hospital Regional. Um consórcio entre os municípios da região é uma grande saída, porque o município de Teófilo Otoni sozinho não é capaz de sustentar um hospital desta envergadura”, disse o peemedebista.
Crise na Saúde II
O raciocínio do prefeito é lógico. Basta vermos os problemas de manutenção da UPA, atualmente nas mãos do Hospital Santa Rosália. O funcionamento de ambos depende, basicamente, de repasses dos governos federal e estadual. Mesmo assim, a situação chegou ao alerta máximo nas duas instituições de saúde. A Prefeitura, inclusive, cogita assumir a Unidade de Pronto Atendimento.
Crise na Saúde III
Fontes ligadas ao hospital Santa Rosália confidenciaram que o volume de recursos que chega à unidade hospitalar é grande. O problema poderia estar na gestão da situação, que caso não seja sanada, poderá levar ao fechamento do tradicional HSR. Contudo, somente com muitos fatores negativos, além do atraso no salário dos médicos, isso poderá acontecer. Estamos de olho (e coração na mão).
Rei morto, rei posto
A movimentação nos gabinetes dos parlamentares estava grande no domingo (01), durante a cerimônia de posse dos deputados estaduais da ALMG para a atual legislatura. Foi sintomático ver que os parlamentares do bloco governista eram muito mais assediados, tendo seus gabinetes abarrotados de visitantes. Do outro lado, movimentação havia, mas bem menor – e entusiasmo idem.
Alvo de críticas
O setor de transporte da Secretaria Municipal de Educação está dando o que falar. Muitos contestam o comando do atual mandatário (o Lula), então bem avalizado para a ocupação do cargo. Acontece que, desta vez, tanto a chefia da secretaria, quanto o próprio prefeito, já estariam pensando em por um fim na situação a partir de um corte, feito de cima para baixo – se é que vocês me entendem.
Moção Honrosa
O presidente do Sindicato dos Garis do Nordeste Mineiro, Julimar Souza (o popular ‘Gari’), vai ser homenageado pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Ele receberá uma moção de congratulação pelos relevantes serviços prestados à sociedade local. A honraria será entregue durante a 5ª sessão ordinária do mês de fevereiro, nesta sexta-feira (06), na sede do poder legislativo. A moção foi requerida pela vereadora Mila (PMDB).