campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 04-07-2017

Avervales em foco I

O encontro da Associação dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce (Avervales) foi um sucesso. Assim avaliaram os parlamentares presentes, de um total de cerca de 20 cidades. O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira, na Câmara Municipal de São José do Divino, e foi até o meio da noite. O presidente do legislativo local e principal nome à presidência da entidade, Marcos Vinícius (PPS), fez com muita satisfação as honras da casa.

 

Avervales em foco II

Na reunião ficou definida a formação [quase de coalização] da até então única chapa que concorre ao páreo, englobando nomes dos quatro vales integrantes. Fontes que participaram da reunião disseram ser difícil derrubar este agrupamento, visto que ele vem sendo articulado há algum tempo, e que os vereadores presentes [até então] têm participado juntos de sua construção, sem o aparecimento, por hora, de uma corrente contrária.

 

Avervales em foco III

A chapa encabeçada pelo vereador divinense Marcos Vinícius prega a coesão, a união e a soma de forças para conseguir melhorias para a região. Segundo o parlamentar, com este número de cidades aglutinadas, que passa das 100, ficará mais fácil se reunir com representantes do alto escalão governamental, como senadores, o executivo estadual e ministros federais.

 

Ampliando os ares

O presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes (PTdoB), marcou presença na reunião preparatória das eleições da Avervales, assim como previamente anunciado por esta coluna. De pronto, ele foi convidado para ser o vice-presidente pelo Mucuri da associação. Também de bate pronto, Fábio aceitou a indicação.

 

Representatividade local

Em sua fala, Lemes destacou que o caminho atual para a governabilidade passa pelo âmbito regional, cristalizado no associativismo representativo. “Legislativos fortes e unidos terão maior enfoque e capacidade de sentarem-se à mesa das camadas políticas superiores, a fim de se buscar projetos e recursos (o desenvolvimento em si) para os municípios”, disse Fábio durante roda de conversa com os presentes na reunião da Avervales.

 

Decisão

A derradeira reunião da Avervales, a que escolherá a chapa que governará a entidade pelos próximos 03 anos, será realizada em T. Otoni, após o recesso parlamentar, ou seja, no mês do agosto. Com o prazo também espera-se a filiação de mais Câmara Municipais junto à entidade.

 

A união faz a força

Em verdade, os legislativos vão descobrindo que o caminho é o associativismo, fator este que os municípios já galgam por algum tempo. O fortalecimento de frentes municipalistas, como a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e a Frente Mineira dos Municípios (FMP) demonstram isso. Estas associações são hoje a grande porta de esperança e de diálogo dos municípios com o Estado e a União. Difícil é um governador, secretário estadual, ministro ou senador que não receba suas diretorias para a discussão de pautas locais, afinal são milhões de habitantes e centenas de cidades envolvidas (de votos então, nem se fala).

 

Nome de coalização

Por isso é de se louvar a atitude do vereador divinense, Marcos Vinícius, presidente da Câmara Municipal de São José do Divino, em resgatar a Avervales, associação de um passado pujante, e que atualmente conta com apenas 08 cidades associadas. Pela Avervales já passaram [e fizeram fama] políticos de peso da região. Entre eles podemos citar os ex-deputados, federal e estadual, Luis Leal e Kemil Kumaira, que da associação se despontaram para a política estadual e nacional.

 

Joinha pra cima

Também é de se louvar a atitude do presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, Fábio Lemes, que está se envolvendo na reconstrução da entidade. Tanto é que foi convidado para a cúpula da diretoria, como vice-presidente. Assim como Daniel Sucupira, que hoje está na diretoria de três entidades municipalistas (Amuc, AMM e FMP) e vê seu nome começando a ganhar destaque no cenário estadual, Fábio Lemes vai demonstrando a força da nova geração política de T. Otoni, reconstruindo a condição de liderança local então solapada da cidade polo.

 

Reunião câmara

Acontece hoje (04), a partir das 17h, a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Entre os Projetos de Lei a serem votados estão a outorga de títulos de Cidadão Honorário, Garimpeiro do Ano, subvenção à Gea (realizadora da Feira de Pedras) e a filiação do Município na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

 

Compartilhe :