campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 06-04-2016

Quem consegue?

Segundo levantamento feito pela Associação Mineira dos Municípios, 40% das cidades mineiras, ou seja, quatro em cada 10 prefeituras, não conseguem pagar em dia a folha salarial do funcionalismo em dia. O presidente da AMM, prefeito de Pará de Minas Antônio Júlio (PMDB), esclareceu que enquanto as despesas subiram 18%, os repasses despencam. Efeitos da crise.

 

De A a Z

E os problemas atingem sobremaneira grandes municípios mineiros, como Sete Lagoas, Juiz de Fora, Uberaba e Ipatinga. A prefeita desta, Cecília Ferramenta (PT), tomou atitude drástica, e só começa a pagar o 13° de 2015 a partir deste mês de abril, com quatro meses de atraso. Se os municípios maiores, que tem receitas mais robustas com impostos diversos e um parque industrial mais diversificado e portentoso, imaginem as pequenas cidades que tem na Prefeitura a maior geradora de emprego e renda?

 

Em T. Otoni é diferente

Remando fora do compasso, Teófilo Otoni tem ampliado os serviços médicos e os servidores municipais continuam recebendo em dia (às vezes até antecipadamente). Há obras em todo o município, e, a Prefeitura recentemente contratou cinco motoniveladoras (patrol) e duas retro-escavadeiras para o patrolamento de todas as estradas municipais. Mais dois novos PSF’s serão inaugurados nos próximos dias, depois da PMTO ter inaugurado, na semana passada, uma Supercreche no bairro Felicidade. Apesar das dificuldades, o prefeito Getúlio Neiva (PMDB), está desafiando a crise, com competência e muito trabalho.

 

Dito e feito

Como salientado pela coluna há algum tempo, e, mais precisamente neste final de semana, o pecuarista Luciano Ramos assume hoje (05), a partir das 15h no gabinete do prefeito Getúlio Neiva, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento. Já o atual titular da pasta, Vânio Amaral, assumirá na mesma solenidade a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

 

Jogando pesado

O vereador Dedeu Baterias (PSD) vai jogar para frente nestas eleições (como sempre faz), e mostrar que tem bala na agulha e o apoio de grandes figurões da política nacional para buscar benefícios diversos para o município. Dedeu articula, para breve, a visita do ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD). Caso aconteça será a segunda visita de Kassab a T. Otoni. A primeira foi em 2012, quando ele participou, a convite do deputado federal Ademir Camilo (PTN), de uma carreata em prol da chapa encabeçada pelo PSC da então candidata a prefeita Fátima Dantas.

 

Atualizando

O vereador Felipe Barbosa (PTB) conversou com a coluna sobre como ficou o time de convencionais do partido para as eleições proporcionais deste ano em T. Otoni. Segundo o parlamentar, Toninho da Friboi acabou embarcando no PSD de Dedeu Baterias, e que provavelmente Nilceu Goecking não sairá candidato, apesar de compor os quadros da legenda.

 

Sozinho, mas colossal

Ainda de acordo com Felipe Barbosa, o PTB montou um time tão forte, grande e coeso, que o objetivo é sair sozinho para a disputa, sem coligação proporcional. Ele salientou ainda que 30 excelentes nomes integram a legenda para a disputa, e que o discutido nas reuniões junto aos convencionais é conquistar até quatro cadeiras legislativas.

 

Compartilhe :