Dr. Jorge
O assessor especial do Governo de Minas no Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em certame aplicado no último domingo (02). Formado em Direito pelas Faculdades Doctum, Jorge agora é o mais novo doutor da cidade. Parabéns a Arcanjo por esta conquista, fruto de seu contínuo esforço enquanto homem batalhador. Felicitações de toda a redação do Jornal DIÁRIO de Teófilo Otoni.
É federal
O presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes (PTdoB), teria declarado em seu gabinete, segundo informado à coluna por um colega parlamentar, que sairá como candidato a deputado federal em 2018. O nome dele foi ventilado, pela primeira vez em relação ao pleito do ano que vem, nesta coluna, há algumas semanas. Tal afirmação teria partido de assessores.
Prós e contras
Fábio Lemes poderá enfrentar duas dificuldades, se escolher mesmo sair como candidato a deputado federal, e não a deputado estadual em 2018. O fato de a cidade já contar com dois deputados federais exercendo o cargo, Fábio Ramalho (PMDB) e Ademir Camilo (PTN), e o apoio do prefeito Daniel Sucupira (PT), que tende a ser maior (ou unicamente) para o deputado federal Leonardo Monteiro (PT). Especialistas em política local acreditam que o cargo para estadual está mais aberto, necessita de menos votos (dependendo da coligação), e não tem candidato (ainda) oficial por parte do executivo municipal.
Renovar é preciso
Mesmo assim, a candidatura de Fábio Lemes, ainda que ele repense se concorrerá mesmo a federal ou estadual, é uma renovação, uma oxigenação para Teófilo Otoni e região, abarrotado de velhas raposas na política, muitas das quais aqui se abarcam somente no período eleitoral e milhares de votos levam, com quase zero de contrapartida.
Poderá surpreender
Um nome que tem tudo para (enfim) encher o balaio de votos em Teófilo Otoni em 2018 é o deputado estadual Gustavo Santana (PR), que exerce o cargo como suplente. Se em 2014 ele já conseguiu uma boa leva de sufrágios em vários municípios da região, soma agora a seu favor a presença mais constante do que em anos anteriores, algumas ações locais, consolidação do nome e a manutenção de parcerias. Tudo isso poderá fazer dele o azarão do ano que vem. Estamos de olho (e Neilando mais ainda).
A voz do leitor
Um assíduo leitor do jornal, desses bem provocadores, mandou um e-mail para a redação questionando como noticiaríamos o fato da vereadora Vânia Resende (PTC) conceder o título de Garimpeiro do Ano ao deputado federal Ademir Camilo em cerimônia marcada para esta sexta (07), na Câmara de Vereadores. Assim está o texto do internauta/leitor: “O homem (Ademir) praticamente abandonou a cidade depois da pífia votação em 2014. Está na função de deputado como suplente, e mal vem na região. Projetos para cá então, alguém ouviu falar de algum? Se sim, mande e-mail para o jornal replicar, caso seja conveniente. Então, vai minha indagação, Garimpeiro do Ano porque mesmo?”. PS: salienta-se que a resolução que concede a outorga data de 01 de dezembro de 2014.