Guerra pelo governo
Na noite da última sexta-feira (03), o TRE garantiu a realização da convenção do PSB marcada para o sábado (04), às 8h, em Belo Horizonte. A convenção confirmou a candidatura de Marcio Lacerda ao governo de Minas. A liminar suspendeu todo e qualquer efeito do ato de destituição da comissão provisória do partido e garantiu a soberania das deliberações tomadas pela convenção na convenção. Porém, a executiva nacional dos socialistas desfez as deliberações da convenção mineira.
A via das vias
Para tentar salvar a candidatura do PSB, foi lançada uma costura com o MDB, tendo o presidente da ALMG, Adalcléver Lopes como vice. Essa informação corre nos bastidores, mas teria resistência em alas do MDB fechadas com Pimentel (PT), como a do deputado federal Fábio Ramalho, nome de muita influência nacional e estadual do partido.
Família PR
Cerca de 150 pessoas se reuniram no último sábado (04), para a Convenção Estadual do Partido da República, Regional Minas Gerais. O evento foi realizado na Sede do Partido, no bairro Santo Antônio. A família Santana, como era de se esperar, liderou o encontro.
PP e Democratas
Várias lideranças teófilo-otonenses estiveram presentes na convenção do Democratas, no sábado (04), em Belo Horizonte, para o lançamento da pré-candidatura de Rodrigo Pacheco para governador. Na foto, o ex-vereador e ex-secretário municipal Semir Rachid, presidente do PP em Teófilo Otoni, partido fechado com o democrata para o governo mineiro, durante o ato político.
Visionários
Na última semana, a coluna esteve em BH e ouviu, durante os burburinhos que tomavam conta dos bastidores políticos da capital em relação a destituição da chapa de Lacerda, sobre a possibilidade de Rodrigo Pacheco também sofrer influência do diretório nacional e ver sua candidatura cancelada.
Dito e feito?
Apesar da grande estrutura, com adiantado trabalho político e de marketing para a pré-candidatura de Rodrigo Pacheco, uma reunião entre o líder nacional do partido, o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia com mandatários do PSDB discutiu a retirada da candidatura do DEM em Minas. Tudo para apoiar o senador Anastasia (PSDB) para o pleito. Como um fiel escudeiro dos tucanos, a iniciativa do DEM é lançar Pacheco para o Senador.
Polarização à vista
Pelo visto, mais uma vez Minas Gerais (e o Brasil) verá uma polarização entre PT e PSDB na corrida pelo poder. Será que o mexer dos pauzinhos de cima para baixo não deixará nem mesmo uma terceira via?
Regra poderá ser mexida
A insatisfação mineira pode abrir um precedente no país, em relação às decisões estaduais serem derrubadas verbalmente pelos dirigentes nacionais dos partidos. Por sua vez, estes, caso as executivas regionais mantenham a insubordinação, cortam na carne, secando a distribuição do fundo partidário aos amotinados. Até quando isso irá perdurar é a pergunta que se faz com a indignação dos representantes políticos mineiros com o momento atual. Eles já começam a articular, em Brasília, mudanças às regras, garantindo maior autonomia [de fato] às determinações locais.
Reconhecimento
Os moradores do bairro Frei Dimas colocaram uma faixa na quadra do bairro agradecendo o suplente de vereador e líder comunitário Douglas Liderança (PTB) pelos anos de dedicação à quadra poliesportiva e a escolinha infantil de futebol da localidade. Um sucesso.
Agregando
E quem esteve na cidade para sacramentar o apoio incondicional ao deputado estadual Neilando Pimenta (Podemos) foi o líder comunitário do Vale do Jequitinhonha, Zé Carlos. Na foto Zé Carlos com Gean Barroso, o popular assessor e fiel escudeiro do deputado.