campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 07-12-2016

O exterior é logo ali I

Recentes notícias sobre usos do erário público envolvendo congressistas deram conta de mais peripécias dos nossos deputados federais. Falamos do uso de passagens aéreas internacionais. Nesta lista, aparece o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB), com 16 viagens para o exterior.

 

O exterior é logo ali II

Segundo levantamento da Folha de São Paulo, os deputados voam para o exterior a cada dois dias. Dados oficiais da Casa e em relatórios apresentados pelos parlamentares mostram um variado leque de motivações, destinos e explicações para as chamadas missões oficiais, que chegaram a 69 países dos cinco continentes, com especial predileção por Estados Unidos, Suíça e França.

 

O exterior é logo ali III

O grosso das justificativas defende o conhecimento in loco de realidades diversas, além do estreitamento de parcerias com governos, parlamentos e empresários de outros países – o que não raro inclui turismo ou atividades de duvidoso proveito legislativo. A Câmara dos Deputados bancou, com passagens aéreas e diárias, 1.283 viagens de deputados federais ao exterior desde 2010, em uma média de uma decolagem a cada dois dias. Os campeões de viagens ao exterior são Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e Claudio Cajado (DEM-BA), que visitaram 21 países no total.

 

Sem nobreza

Moradores do bairro Ipiranga reclamam que ficaram sem luz por 10 horas seguidas nesta segunda-feira (05). Segundo eles a energia elétrica só retornou por volta da meia noite, após ter caído às 14h30. Segundo consta, uma árvore caiu na rede de luz durante a última tempestade. Mesmo assim, um morador do bairro reclamou: “Mas não tem um bombeiro, alguém da administração pública, ou de algum órgão competente que possui um moto-serra para cortar esse galho previamente?”.

 

No 2° tempo

O vereador diplomado de última hora, Gabriel Gusmão Dias Svizzero (PTdoB), já vem destacando alguns de seus projetos a serem implementados em Teófilo Otoni. Entre eles, o “Gabinete Itinerante”, que possibilitará melhor assistir a população em suas demandas. O vereador destaca que algumas de suas ações parlamentares, a partir de efetivada a sua posse, é a proposição de informatizar a rede pública de saúde.

 

Proporcionalidade legislativa

Auxiliado pelo sistema de proporcionalidade (que deve acabar se reforma eleitoral passar), Gabriel Gusmão, que tem família atuante na área pública e jurídica em T. Otoni e região, assume a legislatura 2017-2020 com a menor votação entre os 19 vereadores eleitos. O que não quer dizer, claro, falta de representatividade. Ele obteve 518 votos, ou 0,73% do eleitorado válido.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe :