‘Upa lá lá’
O prefeito Getúlio Neiva (PMDB) já despacha do seu quarto de hotel em Belo Horizonte. Nesta segunda (08), ele recebeu o secretário de Administração, Thalles Contão, e ontem (09), esteve com o vice-prefeito Dr. Ilter (PSDB), o secretário de Saúde, Fernando Barbosa e o procurador geral do município, Rodrigo Neves. O assunto: a UPA.
Forte como uma tora
Os secretários disseram que ficaram extremamente otimistas com a saúde de Getúlio, que em ritmo acelerado de fisioterapia (duas vezes ao dia), vai demonstrando que o AVC não o derrubou. Além de seguir despachando sob assuntos de suma importância para o município, Neiva vai se fortalecendo para voltar à ativa no Paço Municipal e à frente da campanha da reeleição. O homem é um colosso.
Dois em um
E, devido os esforços de campanha, o secretário municipal de Administração, Thalles Contão, deverá assumir interinamente a Secretaria Municipal de Saúde, já que Fernando Barbosa se afastará na próxima segunda-feira (15) para coordenar a empreitada eleitoral ao lado do deputado estadual Neilando Pimenta (PP).
Demorou
Thalles vem sendo muito cortejado pelos integrantes do governo municipal e assessores mais ligados a Getúlio Neiva. Segundo estes, Contão tem excelente qualificação técnica, e, em poucos meses de trabalho conquistou o funcionalismo com seu jeito afável e profissional de trabalhar. “Porque não o trouxemos para cá antes”, suspirou um governista da cabeceira do prefeito.
Interino
E, devido os esforços extras de Getúlio Neiva para se recuperar, em tempo, do miasma sofrido, e sua necessidade de permanecer por breve período em Belo Horizonte para fins de tratamento, bem como a obrigação do pleno funcionamento da máquina pública e a urgência em conferir agilidade e eficiência aos despachos e serviços administrativos, foi determinado, via decreto, que o procurador geral do Município, advogado Rodrigo Neves, assuma a função de ordenador geral de despesas em substituição ao prefeito, podendo ele assinar despachos diversos da administração municipal, como empenhos, ordens de pagamento, balanços contábeis, documentos licitatórios, dentre outros.
Em tempo
E foi grande o ‘corre-corre’, ontem, entre os governistas, no Paço Municipal. É que um erro de última hora detectado na ata do PMDB provocou celeuma, agito, correria, estafa, nossa… Porém, habilmente resolvido a tempo. Ufa. Assim mata papai! Fruto da agitação e acúmulo de funções dos últimos tempos. Xô estresse!
Delegado
Neilando Pimenta ficou como presidente da coligação que se aliou à chapa do PMDB, composta por cerca de 20 partidos. Cabe a ele o poder da caneta para decidir sobre o majoritário e o vice. Claro que a sua posição, de delegado principal, assessorado de perto pelos presidentes do PMDB e PSB, Nagib Nedir e Jorge Medina, respectivamente, seguirá o escrutínio do grupo, ou seja, a manutenção da dobradinha Getúlio e Dr. Ilter, visto que, não sendo simbólico, mas decisório, é a função uma escolha ao bel intento da dupla e coligados.
Coligações proporcionais
Assim ficaram algumas: 1- PTB/DEM; 2- PP/PPS/PDT/PPL/PSDB; 3- PMDB/PTC/PEN/PMN/PSB; 4- PTdoB; 5- PCdoB; 6- PT, 7- PSDC/PSL; 8- PSD/PRTB; 9- PSC/PR/PRB, 10- PRP; 11- PSOL; 12- SD; 13- PSTU; 14-REDE (a numeração é hipotética, apenas para fins de tabulação da coluna).
05 chapas majoritárias
E ficaram em quatro o número de concorrentes à PMTO. Número bem acima do normalmente visto em Teófilo Otoni pelo eleitor. Ponto para a democracia, que ganha com a variedade de ideais, a pluralidade de debates e nomes para os munícipes escolherem. Infelizmente não há uma mulher como cabeça de chapa. Se estas junções vão durar até o final da campanha? Bom, ai são outros quinhentos. Bem, vamos aos nomes para prefeito e vice: Getúlio Neiva (PMDB) e Dr. Ilter (PSDB); Daniel Sucupira (PT) e Dr. José Corrêa (PSDC), Paulo Henrique Coimbra (PR) e Fátima Dantas (PSC); Roberto Marcos e Gilson Júnior pelo PSOL (chapa puro sangue); Ademir Camilo (PTN) e Adail Jaques (PTN) – outra puro sangue. Está quase dada a largada.
O que quer Ademir
Tem pessoas do meio político salientando que Ademir Camilo tem um plano com sua pré-candidatura [lançada sem alarde, sem articulação prévia]. Ele teria ficado chateado com o fato do prefeito Getúlio Neiva ter se mantido pré-candidato em detrimento do deputado estadual Neilando Pimenta (PP), que, na verdade, não aceitou a proposta. Então, o que quer mesmo Ademir além de blefar?
Não foi a vice…
Uma reunião do PCdoB na noite desta segunda-feira (08) colocou o ex-prefeito Edson Soares em situação isolada no partido. Ele teria se reunido com os pré-candidatos a vereador da legenda, visando uma desistência para ele se lançar pré-candidato ao legislativo. Porém, nenhum dos presentes abriu mão. Daniel Sucupira (PT) chegou a oferecer uma estrutura para o PCdoB em um eventual governo petista, duas secretarias, uma, no caso, para Edson, o que abriria vaga para a suplência, caso ele fosse eleito vereador. Mesmo assim ninguém arredou o pé de suas pré-candidaturas.