campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 10-10-2018

Novos tempos para os políticos

 

Terminada a votação para os cargos de deputados estadual e federal ficou um aprendizado: após seqüenciais quedas na votação, os nobres parlamentares terão que se reinventar para obter novamente o voto da população. Em Teófilo Otoni, os tradicionais e os ‘pratas da casa’ tiveram queda vertiginosa.

 

Neilando Pimenta e Fábio Ramalho

 

Reeleito, Neilando Pimenta (Podemos) não atingiu 6 mil votos, antes os quase 20 mil da eleição de 2014. Fabinho Ramalho (MDB), também reeleito e que tinha expectativa de 150 mil votos, segundo ele próprio (e de acordo também projetava as pesquisas do IBOPE e afins), ficou com pouco mais de 3 mil. No caso do emedebista a queda foi maior. De mais de 26 mil votos em 2010, foi à metade quatro anos depois, 13 mil, não atingindo a casa dos 4 mil no pleito atual.

 

Se Reinventar: como?

 

O eleitor, cansado da mesmice, dos escândalos de corrupção, querendo mudança no noticiário político, optou por esfacelar seu voto, se abster, anular ou deixar em branco. Em T. Otoni, por exemplo, foram pouco mais de 70 mil votos, frente um eleitorado apto a votar superior a 102 mil. Os políticos terão que se reinventarem para ter novamente votos aos punhados.

 

Gilson da Padaria

 

Segundo informações que chegam à coluna sobre os bastidores da política em Teófilo Otoni, notícias sobre pesquisas de última hora chegaram à cidade colocando o então candidato a deputado estadual Gilson da Padaria (PSC) de que ele estaria em primeiro lugar na cidade. Empolgado, ele correu atrás do voto, fechou os últimos acordos que podia e… Caiu em desgraça quando as urnas se abriram. Analisando friamente, não foi um desempenho ruim de todo, afinal para alguém que nunca se candidatou [sequer a vereador], obter quase 4 mil votos  somente em T. Otoni foi um bom resultado.

 

Jorge Arcanjo

 

Já Jorge Arcanjo (DC), que [como todo candidato] tinha como certo sua vitória, os ânimos foram outros. Ele está animado e confiante, dizendo que 2020 é logo ali. Calejado de disputas eleitorais, os quase 9 mil votos deixaram Jorge satisfeitos, apesar da não eleição.

Compartilhe :