campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 13-06-2018

05 anos

 

O Centro de Convenções de Teófilo Otoni, o Expominas IV, completou 05 anos de existência nesta segunda-feira (11). Inaugurado no ano de 2013, com orçamento de R$ 32 milhões (por meio do Estado e da Codemig), o empreendimento vem servindo de palco para feiras de negócios diversas na cidade, além de eventos em geral, como shows e formaturas de faculdades.

 

Elefante branco?

 

Muitos apontaram na época da construção do Expominas, que o imóvel se tornaria um elefante branco. Atualmente, com o poder público em crise, fala-se na terceirização e/ou venda dos Centros de Convenções pelo estado – nos bastidores. Outros ainda apontam que o local não é utilizado apropriadamente na região, com alguns poucos (porém de sucesso absoluto) grandes eventos locais consolidados. Dentre desta última ponderação, a observação é que apenas Teófilo Otoni utiliza o espaço (apesar da abrangência regional das solenidades). Não se sabe por que as demais cidades da região também não acampam o imóvel.

 

Possibilidade e risco

 

Nesse passo, corre na rádio peão da Prefeitura de Teófilo Otoni, que o Executivo tenta municipalizar o Expominas, ou seja, passar a sua gestão para a cidade. A oposição já previamente taxa a medida de improvável, pela liquidez do orçamento municipal, dificuldades orçamentárias e técnicas em sua manutenção, e a probabilidade de um centro de apinhamento de cargos.

 

Boa ideia

 

Pelo lado do Executivo teófilo-otonense, a ideia é fazer do local um ponto auto-sustentável, a partir de eventos de terceiros, dentre outras possibilidades de captação monetária, um custeio compartilhado, ou pelos seus usuários quando de alguma realização festiva, comercial e etc. A encampação teria de passar por alguns vieses burocráticos de praxe: votação na ALMG e na Câmara Municipal. Mesmo assim, governistas não vêem dificuldades, sendo esta apenas a efetivação do local num espaço produtivo e capilar para a Prefeitura.

 

Limpeza plena

 

Os trabalhos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos continuam suas ações pelos quatro cantos da cidade. Nesta semana, as benfeitorias alcançaram a rua de acesso ao bairro São Benedito (foto), bairros Jardim São Paulo e Cidade Nova, além da rua Adib Cadah. O secretário Tenente Bahia, que se recupera plenamente de um contratempo na saúde, continua com as equipes da pasta a todo vapor.

 

APAE em foco

 

A APAE de Teófilo Otoni vai realizar, nesta quinta e sexta, dias 14 e 15, respectivamente, a inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER-II), das 19h às 20h30, na rua Gustavo Leonard, São Jacinto (dentro da própria APAE). Já na quinta, acontece o IV Fórum Regional das APAES do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. A solenidade começa às 08h, e será realizada no auditório da associação.

Compartilhe :