campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 14-01-2017

Calamidade Pública Estadual

Em primeira mão, segundo informado ao colunista pelo deputado estadual Neilando Pimenta (PP), o governador Fernando Pimentel (PT) deverá decretar, hoje (13), durante sua vinda a Teófilo Otoni, estado de Calamidade Pública em Minas Gerais, devido a epidemia de febre amarela que chacoalha as regiões nordeste e leste do estado. A medida visa dar poderes e suporte ao executivo estadual, com vistas a combater, frear e erradicar a febre amarela do território mineiro com irrestrito apoio da União e das unidades locais de Saúde.

 

Representatividade e presença I

Setores da população reclamam da ausência dos deputados da região em Teófilo Otoni e no Vale do Mucuri durante o surto de febre amarela. Enquanto o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB) e o deputado estadual Neilando Pimenta (PP) ajudaram na liberação de vacinas, o deputado federal Ademir Camilo (PTN) sumiu do mapa.

 

Representatividade e presença II

Com a vinda do governador hoje em T. Otoni, nenhum dos deputados são esperados na cidade, ou pelo menos confirmaram presença. Enquanto Ademir Camilo não disse se vem, ou se não vem, Neilando ficou de ver sua vinda, visto compromissos anteriores em sua agenda. Já Fabinho está em Lisboa, Portugal, e não deverá estar presente.

 

Entrando nos eixos I

A histeria da possibilidade de contágio (e não da epidemia, diga-se de passagem) da febre amarela silvestre vai ficando para trás. As pessoas, pelo que parece, vão entendendo que o surto é rural, e que haverá, em tempo hábil, vacinas para todos (visto que ainda não houve o registro de infectados nas zonas urbanas dos municípios atingidos).

 

Entrando nos eixos II

Apesar de que todas as unidades de saúde da cidade começaram a se abarrotar de gente a partir das 2h30 da madrugada de ontem, dia 12 (e hoje, dia 13, idem), a população tem tido a noção que as vacinas estão chegando num número que vai satisfazer a todos.

 

Entrando nos eixos III

Vale destacar que alguns PSF’s mantiveram uma boa rotina de vacinação desde o início, mesmo ficando lotados durante o horário de atendimento. Foram os casos das unidades dos bairros Taquara e Cidade Nova. Em realidade, as unidades de saúde que mais apresentaram lotação estão nos bairros mais populosos, como o Bela Vista, por exemplo.

 

Entrando nos eixos IV

Outro ponto positivo veio da união de vários segmentos da sociedade teófilo-otonense. Em praças, nas unidades das Farmácias Indianas, haverá vacinação extra. Está prevista também a chegada de uma aeronave, do Estado, trazendo 08 sargentos especialistas (enfermeiros) da PM, oriundos das cidades de Belo Horizonte e Barbacena, que ajudarão na vacinação contra a febre amarela na população teófilo-otonense.

 

A culpa é de quem?

Vithor Dantas, graduando em Ciências Biológicas pela Unileste (Vale do Aço) fez uma observação em relação ao contágio da febre amarela na região. Ele explica que o real transmissor do vírus da febre amarela são os mosquitos retransmissores, e não os macacos. Segundo ele, os primatas das espécies Callithrix (sagui, soinho) Cebus (macaco prego) e Alouatta (bugio, barbado) não são transmissores da febre amarela. Quem possui o vírus e o transmite são os mosquitos Haemagogus que são exclusivos do meio silvestre. “Os macacos são como nós, humanos. São apenas vítimas do mosquito”, afirmou.

 

Sexta-feira 13

A sexta-feira é 13, e o Sucupira é 13. Brincadeiras à parte, o número 10 +3, que para muitas culturas, em determinadas situações, representa o azar ou a representação de forças malignas, da ficção e/ou do folclore popular  (o lobisomem, a bruxa, o vampiro, etc), não pega desta forma tão pejorativa para o jovem prefeito de T. Otoni. O petista Daniel Sucupira tem tido sua atuação à frente do município muito bem aceita pela população. Após um acesso de críticas iniciais, em relação à situação das vacinas, ele vai ganhando respeito por ter agido rápido e atuado como líder regional para enfrentar o problema.

 

Superando obstáculos

O governador deverá dizer a Sucupira, pessoalmente, sobre este reconhecimento (espera-se que diga), já que nos bastidores dizem ter chegado aos ouvidos do alto escalão do executivo estadual a boa desenvoltura de Daniel para enfrentar, com altivez e foco, esta grave situação que pululou geral logo nos primeiros dias de seu neófito governo. E, os adversários, mordem a língua.

 

Presidente é presidente

A semana tem sido de visitações para o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (PTdoB). Na tarde desta quinta-feira (12), foi a vez de uma comitiva de integrantes da imprensa realizarem audiência com o parlamentar. A todos que estão lhe procurando, (incluindo empresários, lideranças diversas, cidadãos comuns) Fábio vem atendendo um a um.

 

Tudo novo

Outra característica adotada por Fábio Lemes à frente do legislativo municipal foi a recontratação de novos atores para praticamente todos os cargos contratados da casa. Com pessoal novo, e algumas funções extinguidas em seu mandato, o novo presidente vai deixando tudo novo.

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias