campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL

Novos tempos I

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou, mais uma vez, a argumentação do Estado de Minas Gerais para que fosse impedido o bloqueio de recursos, por parte da União, de receitas próprias e de cotas da repartição constitucional a que Minas tem direito. Desta vez, o deferimento do pedido de liminar da Advocacia-Geral do Estado (AGE) estava relacionado a nova parcela contratual, que teria vencimento em julho.

Novos tempos II

O tribunal levou em consideração a grave crise financeira do Estado e também a negociação de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), do governo federal. Com isso, novamente se mantém suspensa a realização de bloqueios até que seja formalizada a adesão ao RRF, além de estar vedada a inscrição do Estado em cadastros federais que impeçam o acesso e a obtenção de novos financiamentos.

 

Novos tempos III

Esta é mais uma vitória jurídica para o Governo de Minas que, em janeiro de 2019, já havia recebido decisão favorável do STF em ação cível originária ajuizada pela AGE, justamente para impossibilitar a efetivação de bloqueio de recursos e execução de garantias e contra garantias de contratos celebrados com instituições financeiras e com a própria União, que era a garantidora desses documentos.

 

Velhos tempos

 

Enquanto isso, na última gestão, Pimentel (PT) tomou vários revezes, um pouco no governo Dilma (PT), acentuado na gestão Michel Temer (MDB), até a situação crítica das finanças estaduais chegar aonde chegaram…

 

Oposições em alerta

 

É fato que o atual governo estadual está repassando mais em dia os recursos constitucionais de direito dos municípios. Tal fato pode ser sentido em uma melhora da popularidades dos prefeitos. Vai respingar positivamente para 2020. Aliás, já está.

 

Mudança de paradigmas I

 

As eleições de 2018 foi um marco para uma quebra de paradigma. Surgiu no Brasil nos anos de 2017 e 2018 inúmeras iniciativas de formação e renovação política. Grupos de empresários, artistas, empreendedores e da sociedade civil se reuniram e criaram associações, ONGs e institutos com o objetivo de qualificar e selecionar gente “comum” para postular a cargos eletivos.

 

Mudança de paradigmas II

 

“RenovaBR, MBL, Raps, Brasil 21, Agora! e Livres. Acredito, Frente Favela Brasil, Ocupa Política, Nós e Frente pela Renovação”. Várias dessas iniciativas estão dentre inúmeros aspectos político-ideológico. Em um país onde 69% da população diz não confiar em partidos políticos — segundo pesquisa Datafolha, as legendas são as instituições mais desprestigiadas do Brasil — parte da sociedade brasileira está tentando se reorganizar fora da estrutura partidária.

 

RENOVABR I

 

O RenovaBR é uma iniciativa de renovação política idealizado pelo empresário Eduardo Mufarej. O Renova apoia o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil através da qualificação e formação de quadros. O programa foi criado no dia 6 de Outubro de 2017 e em 2018 selecionou 133 lideranças por todo o País, a maioria destas foram candidatas nas últimas eleições e 16 foram eleitas, entre deputados e senadores.

 

RENOVABR II

 

O movimento escolhe pessoas com histórico de liderança, de engajamento. Pessoas auto-motivadas, comprometidas e competentes, porque a política requer isso. Mas com perfis e ideologias distintas. O movimento tem a aspiração de ser o centro da mesa, de convergir, é como uma rede de apoio para dar suporte às pessoas que se interessaram pela política.

 

RENOVABR III

 

Mais de 31 mil candidatos de todo o Brasil passaram por um rigoroso processo seletivo com várias etapas e testes para filtrar aqueles que se destacam por realizações e vontade de servir a sociedade. De educação à saúde pública, de gestão fiscal ao desenvolvimento social, os líderes RenovaBR são preparados pelos maiores especialistas do Brasil e aprendem o que todo político deveria saber. Neste ano o processo RenovaBr foi voltado para as cidades e selecionou apenas mil pessoas por todo o Brasil. E teve selecionado em Teófilo Otoni.

 

Bate papo na redação

 

A visita de ontem (23) à redação do Jornal DIÁRIO foi do pré-candidato a prefeito Paulo Henrique Coimbra (PR). Na oportunidade, ele falou sobre seus projetos, apontou que desde a campanha de 2016 é um dos únicos com plano de governo, factível e transformador. E aos que pensam em duas chapas majoritárias ano que vem (uma da situação e outra da oposição), PH deixa claro que só se houver composição. É pré-candidatíssimo.

Compartilhe :