campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 19-07-2016

Novos rumos

O pré-candidato a prefeito Marcelo Ramos (DEM) tem admitido em algumas rodas que está difícil emplacar sua candidatura. Foi visto lamentando no fim de semana a tristeza que será o eleitor de Teófilo Otoni ter tão somente como opções GG (forma como ele se refere ao prefeito Getúlio Neiva do PMDB), PH Coimbra do PR (cover de GG, segundo Ramos) e o PT. Disse também que continuará empenhado em viabilizar sua candidatura, mas declarou que se Dr. Éder Detrez (também pré-candidato a prefeito pelo PPL) ou Edson Soares (pré-candidato majoritário pelo PCdoB) conseguirem viabilizar a deles, que ele desiste de imediato e declara apoio a qualquer um dos dois.

 

Novos planos
O empresário Marcelo Ramos disse ainda sonhar com uma chapa Edson prefeito e Daniel Sucupira (PT) vice. Na opinião de Ramos esta configuração seria imbatível! Ah, Marcelo sempre termina dizendo que não ficará de fora da festa da democracia deste ano. Que em não vindo para prefeito, virá para vereador.

 

Nome novo na praça

Surge com muita força um novo nome para compor chapa com o pré-candidato a reeleição, prefeito Getúlio Neiva (PMDB). Trata-se do presidente do PSB de Teófilo Otoni, o médico Jorge Medina, partido que tem duas secretarias na atual gestão desde o início do mandato executivo atual. Jorge, que já foi vereador e presidente da Câmara Municipal, vem dizendo que ainda tem muito a contribuir pelo município, e que conta com sólido apoio (e apoiadores) para sua nova empreitada.

 

Pré-candidato a vice

 

Medina até havia dito, há algum tempo, que no final deste ano de 2016 iria se mudar com a esposa, a secretária de Ação Social e Habitação, Eliane Amaral, para a cidade praiana de Nova Viçosa-BA, para curtir os louros da vida. Porém, em conversas com apoiadores da base governista, Jorge Medina sentiu forte apoio ao seu nome, e já se declara pré-candidato a vice-prefeito numa composição com Getúlio Neiva.

 

Briga boa

E a briga pelo vice da chapa do atual governo municipal está mesmo boa. Quem também está nela é o PTB, a reboque do seu presidente, o secretário de Saúde Fernando Barbosa, e o seu irmão, o vereador Felipe Barbosa (PTB). Aliás, após vários meses com Fernando na linha de frente da posição, a bola da vez passou para Felipe, que agora tenta emplacar seu nome como vice de Getúlio.

 

Bico de tucano

Porém, é sabido e notório que Getúlio Neiva diz, até então, que não abre mão da composição com o PSDB, especificamente com o seu atual vice, o médico Dr. Ilter (então pré-candidato oficial do governo). O jeito é aguardar o desfecho dessa árdua disputa, que vem incendiando os bastidores [da situação] nestes meses que antecedem a campanha eleitoral e o fechamento das composições e candidaturas.

 

Rolo compressor

É amanhã (20), a partir das 14h, a convenção do PMDB para a escolha do pré-candidato a prefeito e anúncio dos pré-candidatos a vereador da legenda. Como já é público e notório, a reunião vai sacralizar a pré-candidatura a reeleição do prefeito Getúlio Neiva. A sigla vai ser a primeira a realizar sua convenção partidária para o pleito de outubro. Espera-se um grande número de convencionais, apoiadores e a presença de líderes de partidos aliados, que, nas contas da base governista, está na casa dos 17 partidos, mesmo número da coligação que venceu as eleições municipais em 2012.

 

Apertando o cerco

Agentes penitenciários do Presídio Municipal e da Penitenciária Agrícola realizaram uma manifestação na tarde desta segunda (18). Eles partiram do Fórum, por volta das 13h, até o prédio da Promotoria. O objetivo foi pedir celeridade, por parte do MP, na apuração das denúncias de coação e assédio moral (dentre outras) contra os diretores das duas unidades. As denúncias foram apresentadas em audiência pública realizada no final da última semana, na ALMG. Segundo integrantes da manifestação, as denúncias já teriam sido enviadas ao MP local pelo deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT). Os manifestantes também contaram com o apoio do chefe do executivo local, que compareceu depois de pedido feito pessoalmente pelos mesmos.

 

Vôo BH/TO

O governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Governo, já publicou decreto sobre a realização de vôos semanais entre Teófilo Otoni e Belo Horizonte. A demanda é um projeto do Estado, que vai contemplar cerca de 10 cidades pólo mineiras com vôos até a capital. O preço estipulado gira em torno dos R$ 400,00 a R$ 500,00, em aeronaves com capacidade para 09 passageiros.

 

Contraponto

O esforço em criar vôos TO/BH é notório e importante. Mas alguns ainda perguntam (devido a facilidade e agilidade no transporte até a capital, barato e farto, via transporte alternativo): vai ter demanda? Será outro elefante branco como o Expominas (apesar de que muitos líderes de sindicatos patronais, com certa razão, no sentido da mobilização e criação de uma cultura producente, abominar este comentário sobre o Centro de Exposições).

 

 

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias