campanha
Restaurante Irmã Zoé

Painel 20-01-2016

Calouro

Quem começou a cursa Medina na UFVJM, campus Teófilo Otoni, foi Áureo Ferreira, preso no final de 2014 acusado de chefiar uma quadrilha que fraudava vestibulares para cursos de Medicina no Brasil. O calouro iniciou suas aulas nesta segunda-feira (18).

 

Caixa de pandora

A diretoria do Hospital Santa Rosália agiu rápido e foi a Belo Horizonte no mesmo dia em que uma comitiva da Secretaria estadual de Saúde chegou a Teófilo Otoni (ontem, 19) para uma espécie de acareação entre as partes envolvidas na dívida do HSR, de R$ 24 milhões, com os médicos do hospital (os salários estão há sete meses atrasados). Dizem nos bastidores que a ‘tropa de choque’ da SES vai abrir a caixa de pandora do hospital.

 

Está chegando a hora

A classe médica deu um ultimato ao HSR. Se até esta sexta (22) os soldos não tiverem sido pagos haverá demissão em massa entre os cerca de 170 médicos da unidade. Resolver o problema é a meta da diretoria do maior e mais completo hospital do nordeste mineiro.

 

Parceria de sempre

A reunião em BH foi avalizada pelo deputado federal Fábio Ramalho (PMB), que, aliás, faz este papel desde a época dos governos tucanos. O congressista interrompeu o recesso parlamentar para interferir em prol do não fechamento do hospital. Acredita-se que uma solução no apagar das luzes poderá salvar ‘Santinha’ (leia-se, o Estado cobrir o rombo).

 

Que soem os sinos

O encontro na Cidade Administrativa contou com a presença do diretor clínico, Dr. Illter, e o superintendente do hospital, João Carlos Côrrea (popular ‘João Bolinha’). Estiveram presentes também os secretários estaduais Odair Cunha (Governo) e Fausto (Saúde). Boas novas (ao menos um alento) são esperadas na coletiva de imprensa que deverá ser realizada hoje (20), em T. Otoni, pelo trio do Vale do Mucuri que compareceu a BH nesta terça.

 

Fechou a torneira

Sabe-se que o Santa Rosália contou com seqüenciais reforços de caixa via programas estaduais (principalmente o PRO-HOSP) aplicados pelos governos tucanos de Aécio Neves, Anastasia e Pinto Coelho. Aliás, o HSR é um feudo do PSDB no Vale do Mucuri. Com a chegada do governador Pimentel (PT) ao executivo estadual, mais e novas dificuldades surgiram, já que os ‘socorros’ cessaram, sobrando ao hospital viver dos recursos já estipulados e/ou garantidos mês a mês. Daí os problemas financeiros pulularam.

Se a situação do HSR, instituição centenária do nordeste mineiro, já está assim, imaginem quando for inaugurado o Hospital Regional, que será a nova vedete do setor na região? Se diz nos bastidores que nele serão concentradas as principais ações do Estado. Se assim for, será necessário um choque de gestão no Santa Rosália para que ele continue a sua magnitude (de atendimentos, especialidades e estrutura).

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias