campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 20-06-2017

Bom Samaritano

O ex-secretário de Saúde da gestão anterior, em Teófilo Otoni, Fernando Barbosa (PTB), esclareceu a esta coluna sobre a Operação Bom Samaritano, deflagrada pelo Ministério Público na manhã desta segunda (19), para apurar o desvio de recursos públicos para a compra de órteses e próteses para  pacientes do hospital.

 

Operação

Segundo Fernando, em meados de setembro de 2015, a Secretaria de Saúde havia recebido várias reclamações sobre órteses e próteses que não chegavam aos pacientes. O Ministério Público de Nanuque foi o primeiro órgão institucionalizado a sinalizar o problema. Com isso, foi dada a ordem para se investigar o problema. Em meados de maio de 2016, a auditoria foi finalizada e encaminhada para o Ministério Público de Teófilo Otoni. Essa auditoria foi o estopim para que o MP descobrisse o esquema investigado, e chegasse aos responsáveis.

 

Reunião geral

Nesta terça-feira (20), a partir das 10h, acontece uma reunião, em Belo Horizonte, entre integrantes da coordenação estadual e das regiões mineiras do PMDB. O coordenador do partido no Vale do Mucuri, Nagib Nedir, marcará presença no encontro.

 

Em Minas também?

Segundo apurado pela coluna, peemedebistas e aliados acreditam que o partido poderá assumir o governo estadual. Fontes próximas afirmam que o vice-governador, Toninho Andrada (PMDB), que rompeu oficialmente com o governador Pimentel (PT), dá como certa sua posse, a partir do início de julho, de acordo vem sinalizando pessoas ligadas ao judiciário. Será? Estamos de olho.

 

De norte a sul?

Em relação a uma sucessão do governo mineiro, por via judicial, estaria o PSDB se ajuntando ao PMDB numa futura composição, podendo o 45 pegar até 4 secretarias. Nos bastidores da briga pelo poder, apesar de hoje, os tucanos serem oposição, e o 15 um aliado, há certo racha em nível estadual entre os peemedebistas, que permitiria esta paradoxal aliança (semelhante ao que houve ano passado no cenário nacional). Ao passo que o vice-governador rompeu, o presidente da ALMG, deputado Adalcléver (PMDB), é o maior aliado de Pimentel. Ou seja, nenhum pedido de cassação passa pelo parlamento estadual.

 

De volta à cena

Nesse ínterim, de uma possível reviravolta no governo das Alterosas via judicialização, o médico e ex-vice-prefeito de T. Otoni, Dr. Ilter (PSDB), tenderia a chefiar uma pasta ligada à Saúde pelo nordeste do estado. É o que nos disse uma fonte do alto tucanato teófilo-otonense. Vamos aguardar.

Compartilhe :