campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 21-06-2018

Vitória do Município

 

O prédio do antigo IBC, pertencente à Secretaria de Patrimônio da União, situado no bairro São Cristovão, foi cedido por um período de 10 anos ao Município de Teófilo Otoni. O prefeito Daniel Sucupira (PT) recebeu a confirmação nesta terça-feira (19), em Belo Horizonte.

 

Parque de obras em local definitivo

 

Agora, as grandes e praticamente inutilizadas instalações do antigo IBC, prédio este cobiçado por vários governos e instituições públicas e filantrópicas ao longo dos anos, irá abrigar o Parque de Obras do município.

 

Ceasa para os produtores rurais

 

Com isso, o prédio do Ceasa será para uso exclusivo dos produtores e agricultores rurais do município. Mais uma promessa de campanha do prefeito cumprida (além de outras, como a implantação do Médico Noturno nos PSFs da cidade).

 

Aumento do patrimônio público municipal

 

Com a cessão do IBC para a instalação do Parque de Obras, o município tem muito a ganhar. Visto que, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, a longo prazo e sacramentando o uso, principalmente de indispensável vir a ser, devido a demanda diária, o local poderá ser aportado para o município. Junto a esta iniciativa, está em prazo avançado o projeto que doa o Centro de Convenções (O Expominas) para a Prefeitura. Já avalizado pelo governador e aprovado na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, falta apenas a aprovação da transferência do centro de Convenções na ALMG. Outras cidades que abrigam o espaço conseguiram tal benefício.

 

Á lá Sucupira

 

O aumento do patrimônio público municipal, em época de forte crise, além de mostrar formas empreendedoras de o ente público contornar a crise e tirar proveito em momentos adversos (o famoso ‘leite de pedra’), é uma sacada para o trabalho do prefeito Daniel Sucupira e equipe. Utilizar do seu bom relacionamento e influência política no estado e em Brasília (o IBC é federal), para conseguir benefícios ímpares e de impacto longevo para o Município.

 

Legado que dá gosto

 

No campo da política, da administração pública, e do erário teófilo-otnense, é até difícil [de ‘bate e pronto’] dimensionar o impacto do incremento do patrimônio municipal com tais conquistas (Expominas e o IBC). Poderemos em breve dizer que o prédio e a estrutura do Centro de Convenções é nosso, gerido pela Prefeitura. Ou seja, não será necessário se reportar à Codemig em BH para conseguir a utilização do local. Fato este que, também, impacta ainda mais na responsabilidade, na disputa e no know how em governar a cidade.

 

Ao alto nível

 

Sacramentados estes projetos, do seu jeitinho, mineiramente o prefeito Daniel Sucupira poderá dizer que deixou seu legado de grandes benfeitorias para a cidade. Sem gastar dinheiro do Estado ou da União no sentido de construção de algo novo, ele poderá ter acampado, em seu governo, uma estrutura à lá universidade federal, Barragem, etc, de fato, ao município de Teófilo Otoni.

 

Sem transporto escolar na região

 

Alguns municípios da região anunciaram o corte no transporte escolar estadual e municipal. Os prefeitos alegam atrasos milionários no repasse para o custeio do serviço por parte do Estado, inviabilizando as contas públicas municipais.

 

Contas públicas estranguladas

 

Itambacuri, por exemplo, anunciou nesta terça-feira (18), a paralisação total do transporte escolar no município. O executivo municipal esclareceu ainda, que a decisão havia sido discutida na última reunião da Amuc, na presença dos prefeitos que integram a entidade. A Nova Ambaj, das cidades do médio e baixo Jequitinhonha, informaram que vão entrar em greve na próxima semana caso boas notícias por parte do Estado não cheguem às contas municipais.

 

Solução à vista

 

Para tentar sanar o problema, o governo estadual se movimenta. Pimentel (PT) luta para conseguir um empréstimo de R$ 3 bilhões, visando aliviar o orçamento mineiro. Por sua vez, a oposição, inclusive com participação do MDB, tenta barrar a movimentação financeira, alegando endividamento a  longo prazo do Estado. O caso segue com vitória parcial da Cidade Administrativa, porém, não se sabe quando o recurso tomado de empréstimo, caso liberado judicialmente, possa de fato chegar ao erário estadual e ‘salvar a situação’ (sic).

 

No Congresso da AMM

 

O presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes (Avante) participou, nesta semana, em Belo Horizonte, do 35° Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Mineirão. Em entrevista ao Conselho Regional de Administração (CRA), o parlamentar salientou a importância dos profissionais das áreas de Administração atuarem ativamente na gestão dos municípios e apresentar ferramentas importantes, que auxilem na análise de diversos indicadores das cidades.

 

Deputado presente

 

Na manhã do último domingo (17), o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) esteve junto da militância petista, no lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula. Momento de muita interação entre petistas e apoiadores do 13. O ex-ministro Patrus Ananias também esteve presente.

 

Almoço solidário

 

Ainda no domingo, em Teófilo Otoni, Monteiro marcou presença no almoço solidário, promovido pela APJ, em ocasião do aniversário do Padre Giovanni Lisa, fundador da entidade. Ladeado pelo prefeito Daniel Sucupira (PT), secretários municipais e pelo diretor regional do Idene, Beto de Castro, o deputado fez questão de valorizar a luta e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela associação.

 

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.