campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 22-11-2016

 

Alçando voos

O prefeito eleito Daniel Sucupira (PT) está com um projeto estadual, guardado, por enquanto, às sete chaves. Porém, o assunto já chegou a esta coluna, que vai revelá-lo aos seus leitores. O jovem vereador articula ainda neste ano de 2016 sua candidatura à presidência da AMM (Associação Mineira dos Municípios) em 2017. Para tanto, Daniel busca apoio do Estado, visto que foi um dos poucos prefeitos eleitos do partido do governador em uma importante cidade do interior mineiro.

 

O limite do amanhã

Se conseguir esta eleição, Daniel dará visibilidade a vários objetivos de seu intento pessoal. Elevar o nome de T. Otoni no cenário político estadual, garantir maior força de articulação com o Estado e a União, e possibilitar exponencialidade à sua estrondosa projeção política, provando que para o jovem prefeito eleito não há limite do impossível no que tange à política.

 

Pauta local I

Apesar dos vários trechos entre cidades interioranas asfaltadas nos últimos anos em Minas Gerais, ainda existem vias não pavimentadas que deixa complicada a vida de muitos moradores, do Vale do Mucuri, por exemplo. Trata-se das estradas rurais que ligam Nanuque, Carlos Chagas e Serra dos Aimorés à região de Águas Formosas, Pavão, Crisólita, Santa Helena de Minas, Umburatiba, Bertópolis, Machacalis e Fronteira dos Vales. A maioria, inclusive linhas de ônibus, dão a volta por T. Otoni entre destinos, na prática, próximos uns dos outros, geograficamente falando.

 

Pauta local II

Acontece que estas cidades pertencem à microrregião de Nanuque. A Polícia Militar de Crísolita, ou Bertópolis, por exemplo, tem de registrar suas ocorrências na Delegacia de Polícia Civil de Nanuque, tendo que diariamente se deslocar até esta cidade quando realizam alguma apreensão ou prisão nestes respectivos municípios.

 

Pauta local III

O ideal seria uma ligação asfáltica entre a BR-418 diretamente com a MG 409 (Pavão), atingindo a 105 (nome dado ao trecho iniciado pela 409, no entroncamento da entrada para o distrito de Topázio pela BR-116, ao atingir os municípios de Crisólita e Águas Formosas) ou a LMG 682 (já em Umburatiba, Bertópolis, Santa Helena). O trânsito destes municípios é frequente para Nanuque, Carlos Chagas ou o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Tanto burocraticamente falando quanto por necessidades de produtores rurais e de moradores locais que vivem em constante intercâmbio (afinal estão no mesmo vale).

 

Pauta local IV

Os trechos asfaltados poderiam abranger Carlos Chagas a Pavão (um dos principais e mais utilizados trechos de conexão entre o baixo e o médio Mucuri – de Ataleia a Serra dos Aimorés, e Novo Oriente a Águas Formosas, respectivamente), Nanuque a Bertópolis (418 diretamente com a LMG 682), ou um meio termo, uma entrada pela 418 entre os municípios de Nanuque e Carlos Chagas direto para Águas Formosas, pegando a 105). Vale lembrar que as estradas de terra entre estas regiões são de péssima qualidade, muitas das vezes intransitáveis e perigosas.

 

Pauta local V

A triste constatação dessa realidade esquecida entre as regiões do baixo com o médio e o alto Mucuri (apesar do tráfego existente entre ambas, que cresce cada vez mais por necessidades práticas e regionais) é que não se escutar falar, tanto pela boca do Estado ou dos deputados da região, em projetos para colocar esta ligação asfáltica em vigor. Até mesmo dentro destes municípios e junto dos seus moradores não há mobilização ou luta por isso. Talvez estejam todos aquiescidos, desenganados dessa possibilidade. Certo é que este asfaltamento é uma importante e necessária pauta local, e que conseguida por um deputado ou ente federado, renderia notório reconhecimento popular, promovendo o desenvolvimento em pleno vigor para o vulnerabilizado Vale do Mucuri.

 

Em prol da Apae

Na oportunidade das novas eleições para a próxima diretoria da Apae para o triênio 2017-2019, a atual presidente, Maria de Lurdes Conceição Amaral, agradeceu ao Jornal DIÁRIO pelo apoio na divulgação e condução dos trabalhos da Apae. O agradecimento aconteceu durante o discurso feito por ela pela ocasião da eleição.

 

Parceria mantida

À nova presidente eleita da Apae, Gelcyra Rodrigues, o DIÁRIO salienta que está mantida a parceria na divulgação dos atos, ações e campanhas de arrecadação pelo jornal. A mandatária eleita volta ao comando da entidade após seis anos em que exerceu a presidência da mesma.

 

Aniversariou

Alendir Antônio dos Santos comemorou aniversário nesta quinta-feira (17). Casada com Wilson Barbosa de Souza (o Boy Fotógrafo), eles comemoraram a data especial com um jantar, na residência do casal, bairro Vila Santa Clara. Na foto Alendir com os dois filhos do casal, Vitória e Vinícius Barbosa.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias