campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL

Ânimos acalorados I

 

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal deste mês de agosto estão com os ânimos acalorados. Nas pautas assuntos polêmicos, como o tombamento do prédio da Escola Municipal Irmã Maria Amália, mudanças no sistema do estacionamento rotativo, vetos do prefeito, convocação de audiências públicas, de secretária municipal, entre outras.

 

Ânimos acalorados II

 

Os debates ficaram intensos ao ponto do comedido presidente da Câmara, Filipe Costa (PSD), desentender com o líder da base governista, o vereador Marcinho da Serraria (PTC), por um pedido de fala durante a plenária.

 

Ânimos acalorados III

 

Por outro lado, o vereador Cajaíba (PPS), durante um pronunciamento, levou para o plenário uma lata de verniz e um óleo de peroba, fazendo alusão ao Executivo. Imediatamente, o vereador governista Fábio Lemes (Avante) saiu em defesa e alegou que a Câmara estava parecendo um circo e que a população não estava gostando dessas atitudes.

 

Pegando fogo I

 

Em ato contínuo, o vice-presidente da Câmara, Gabriel Gusmão (Avante), refutou a fala do colega de partido, Fábio Lemes, e disse que o ator principal de circo são palhaços e que ele foi infeliz ao fazer a comparação, pois ali só tinha vereadores sérios e comprometidos. Nesta mesma toada, o vereador Paulinho de Dona Naná (PTB) requereu imediatamente as cópias da filmagem da reunião e pediu que o vereador Fábio Lemes se retratasse. Porém, este manteve incólume sua observação.

 

Pegando fogo II

 

Já o vereador Taquim da Sucam (PTB) teve seu momento de insatisfação com a vereadora Tina (PT). Segundo ele, a colega pediu vistas ao seu Projeto de Lei que regulamenta o estacionamento rotativo sem motivos. Por sua vez, Tina informou que a situação da implantação do Faixa Azul em T. Otoni é complexa, datada do governo passado, e que ela queria se inteirar melhor do PL, precisando de mais tempo para apreciá-lo.

 

Pegando fogo III

 

Raulino do Sindicato (PT) disse que a base precisa se unir e se organizar, pois não podem aceitar algumas imposições da forma que está ocorrendo, e que as prerrogativas dos vereadores devem ser preservadas sobre qualquer custo. Já Dedeu falou que a Câmara agora é respeitada, que é independente, e que a população tem reconhecido isso.

 

Situação x Oposição

 

Em verdade, os embates entre governistas e os vereadores da oposição (que controlam a casa) em relação ao Executivo está chegando a um ponto de ebulição, como poucas vezes se tinha visto na Câmara Municipal de Teófilo Otoni. “Após cerca de seis meses nas cordas, os parlamentares da situação resolveram entrar na briga”, cutucou um colega de imprensa na noite desta quarta (07).

 

Democracia, essa palavra

 

É salutar essa diversidade e confrontamento, desde que no plano das ideiais, das discussões de projetos voltados à população. Afinal democracia é isso mesmo. Não pode é acontecer brigas e tiros, como se vê em Ouro Verde de Minas, São José do Divino, e outros municípios da região (sic).

 

Fiel escudeiro

 

O funcionário público Jhonnatan (Jhon Jhon) foi um dos coordenadores de campanha do deputado federal Leonardo Monteiro (PT) em 2018 na cidade. Na última semana, ele acompanhou o parlamentar durante visita a diversas áreas de Teófilo Otoni, onde obras [via emenda do gabinete do deputado] foram destinadas.

Compartilhe :