Êh Copasa
O assunto principal da semana na cidade é a água da Copasa. Depois das centenas de fotos virais com água suja (por vezes fétida) que sai das torneiras costumeiramente na região sul, falta de água em muitos pontos (principalmente nas partes altas de população carente), surge um laudo de um hospital referência em doenças renais apontar um nível do metal 10 vezes maior que o tolerado pelo corpo humano. Estudos apontam que a longo prazo os danos são nefastos para o organismo. Uma pergunta que não quer calar: o que a Copasa [e a Copanor idem} acha que a população de Teófilo Otoni é? Bicho? Vamos cobrar soluções. Fiquemos de olho.
Young yang
Vale lembrar que no ano de 2017 a Copasa viveu dois momentos na Câmara Municipal, um de júbilo e outro de descrédito. Num mês foi aprovado uma moção de repúdio à qualidade da água que chega nas torneiras dos teófilo-otonenses, e no mês seguido uma moção de aplausos pelos serviços prestados à população. Ambas as moções foram aprovadas. Não sem uma observação do presidente da casa, Fábio Lemes, que apontou aos colegas parlamentares ‘certa’ incoerência nas decisões.
Pró Lula
Petistas prometem um protesto silêncio para o dia de hoje (24), data do julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4. Em Teófilo Otoni eles vão passar todo o dia vestidos com algum acessório vermelho. Na noite de ontem (23), foi inaugurado o Comitê Pró-Lula, próximo a Feirinha do Veneta com grande presença de petistas e simpatizantes.
Investigação instaurada
Integrantes da SEAP estão em Teófilo Otoni, direto de Belo Horizonte, para investigarem denúncias contra a direção do presídio da cidade. Novamente a direção do local no olho do furacão com críticas sistemáticas do corpo de funcionários.
Ex-vice líder
Tem muita gente alerta para a primeira semana de reuniões do ano na Câmara Municipal. Isto pelo fato do vereador Assis (PRP) parceiro de longa data (dos tempos de vereança) do agora prefeito Daniel Sucupira (PT) ter entregado a função de vice-líder do governo no parlamento local.
Ex-geral?
Após se dizer chateado com alguns encaminhamentos e depois de conversar por horas com o (ex?)aliado, Assis foi à imprensa falar do acontecido. De bate pronto garantiu que não está indo para a oposição, e que o prefeito pode contar com ele quando precisar, mas que a independência e a liberdade são o seu caminho.
Com quem tu andas…
Internamente, alguns secretários disseram não ter estranhado o posicionamento de Assis. Segundo estes, o vereador já vinha se mostrando mais de oposição que de situação em seus atos na Câmara e em acontecimentos públicos pela cidade. Já em conversa diretamente com o prefeito, o mesmo disse a este colunista. “Assis é assim mesmo, afinal de contas ele aprendeu comigo” (risos).
Troca de comando
O coronel Marcelo (foto), comandante da 15ª RPM, deverá ser transferido na próxima semana para Governador Valadares. Em seu lugar deve ocupar o posto um coronel advindo da cidade de Manhuaçú.