campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 25-01-2017

Cumprindo agenda

O deputado federal Zé Silva (SD) veio à região, no início desta semana, para reforçar sua atuação nos municípios do nordeste mineiro. Na segunda (23), ele se reuniu com 10 prefeitos em Almenara. Funcionário de carreira da Emater, Zé Silva foca seu trabalho nas questões rurais, em especial na agricultura familiar e políticas de incentivo ao homem do campo.

 

Somando esforços

Em T. Otoni, Zé Silva se reuniu com o prefeito Daniel Sucupira (PT). Responsável por possibilitar a coligação do Solidariedade, partido então rival do PT em nível nacional, o congressista conseguiu emplacar seu representante na cidade, Fredão, como secretário municipal de Cultura. Agora, ele atuará junto com o governo nas demandas municipais.

 

Futuros candidatos

Está rolando nos bastidores uma pretensa lista de possíveis candidatos a deputado federal por Teófilo Otoni. Além dos tradicionais Fábio Ramalho (PMDB) e Ademir Camilo (PTN), estipula-se três nomes da cidade no páreo, Thalles Contão (PT), Paulo Henrique (PR) e Cabo Nathan (sem partido). Nos bastidores, muitos já trabalham quase como pré-candidatos. Estamos de olho.

 

Foco em Brasília

Pelo visto, a disputa por uma vaga no Congresso Nacional estará mais disputada em Teófilo Otoni do que uma pela ALMG. Vale lembrar que Daniel Sucupira, hoje vivendo no auge de sua popularidade (que poderá aumentar ainda mais até o ano que vem), tende a apoiar seu antigo parceiro de jornada, o federal Leonardo Monteiro (PT).

 

É ou não é?

A concorrência com estes nomes citados na disputa rumo ao Congresso Nacional por Teófilo Otoni e região com certeza será duríssima, mas tem quem vê na corrida ao Distrito Federal melhores possibilidades de louros que a Belo Horizonte.

 

Sobrando

Claro, há alguns nomes pipocando na cidade de Teófilo Otoni com interesse na disputa pelo legislativo estadual mineiro. Porém, a permanecer o cenário atual de uma futura disputa a uma cadeira na ALMG pela região, o deputado Neilando Pimenta (PP) terá apenas a ‘concorrência’ de ‘candidatos de fora’, e do também parlamentar Gustavo Santana (PR), que vem acentuando sua presença em T. Otoni e região.

 

Thalles Contão

Thalles Contão, ainda filiado ao PT, tem destino partidário incerto. Poderia ele ir ao PMDB? Nada em relação a mudança (ou não) de partido tem sido falada por ele. Já em relação a uma possível disputa ao cargo de deputado federal, Contão poderá atrair o mais estreito grupo ligado a Getúlio. Esta inflexão é paradoxal, e, claro, nem todos poderão aderir (por ainda não enxergarem nele um puro sangue).

 

Entre mortos e feridos

A questão é que Thalles Contão se manteve fiel ao ex-prefeito, mesmo após alguns nomes próximos do cacique peemedebista terem ‘dado para trás’ com o resultado negativo das últimas eleições. O ex-vereador ganhou o respeito de muitos getulistas. Se estes abraçarem sua campanha, com certeza alguns milhares de votos serão certos. Se suficientes para uma vitória? Claro que não. Mas, é um alento e tanto para um começo promissor, principalmente porque, Contão tem seu grupo cativo na cidade (e, agora, abragendo a regiao, visto sua atual ocupação de secretário municipal de Administração em Catuji).

 

 

 

Compartilhe :