campanha
Restaurante Irmã Zoé

PAINEL 30-05-2018

Câmara cheia

 

A Câmara Municipal recebeu um bom público, nas duas reuniões extraordinárias desta terça (29), para a discussão de projetos do Executivo. Em sua maioria, servidores públicos municipais convocados pelo Sindiseto. O imbróglio se arrasta devido a questão do abono previdência. Troca de acusação entre os dois lados de restrição x fomento e o seletivismo dos usufrutuários alimenta [e até confunde] o debate.

 

Consórcio de Saúde abastecido

 

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o prefeito de Caraí, Heber Neiva, o Vavá (PSB), acalmou, via comunicado, os usuários do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Centro Viva Vida) em relação ao abastecimento veicular das ambulâncias. Apesar da otimização do serviço no CIS-EVJM, os transportes de hemodiálise, e outros em situação de urgência e emergência estão garantidos durante o período de greve dos caminhoneiros.

 

Previsão: a alma do ‘negócio’

 

Segundo informado por Vavá, a garantia de abastecimento aos serviços essenciais e aos pacientes em situação de maior vulnerabilidade, se deu após intensa negociação com os donos de postos de combustíveis da região, que ainda mantém estoques justamente para os serviços públicos de emergências em Prefeituras, órgãos estaduais e de segurança pública.

 

Show de bola

 

O prefeito Vavá vai mostrando sua fórmula de trabalho: ao mesmo tempo em que administra com muita competência Caraí, pagando em dia os servidores e ainda adiantando o 13º, não barganhando com vereadores e demais políticos, fortalecendo apoios via emendas parlamentares para garantir o calçamento de ruas, extensão da iluminação pública, campeonato regional de futebol de várzea, ônibus gratuitos para os universitários, atendendo o campo e a cidade (Caraí é um dos municípios de maior território e distritos populosos da região). É como ele mesmo diz, “não tem segredo, a chave de uma boa gestão está em manter uma administração enxuta, redonda, com previsão e dotação orçamentária, austera onde dá, e produtiva no que a população mais necessita”.

 

Eduardo Tomich

 

Eduardo Tomich (DEM) está de volta à vida política em T. Otoni. Para quem não se lembra, o ex-prefeito de Pedra Azul se candidatou a chefe do executivo da cidade polo da região, na década de 1.980 e, apesar de ser o mais votado, perdeu para Getúlio Neiva (MDB) devido o sistema eleitoral da época. Também foi a terceira via da vez entre a polarização PT-MDB nas eleições de 2008, ficando em terceiro lugar.

 

De volta ao meio

Atualmente Eduardo Tomich trabalha fechadinho com um grupo político em Teófilo Otoni, se entrosando com alguns partidos que articulam pelas eleições deste ano e as de 2020. O filho de Tomich, um engenheiro do ramo de empreiteiras, atualmente vindo de BH,  é proprietário da empresa Horizonte Construtora LTDA, responsável pelas obras de revitalização e tapa buracos da BR-418 entre Teófilo Otoni e Carlos Chagas. O escritório da empresa foi instalado na rua João Lorentz, próximo à Padaria Alemã. Os trabalhos via Horizonte são a porta de entrada para o retorno de Tomich à vida política teófilo-otonense.

 

As exigências estão gerais

 

Equipes da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura estão realizando atendimentos de distribuição de comida, água, dentre outros aos caminhoneiros parados em greve na BR-116, em frente o Posto Tropical. Porém, o grupo, que se diz apolítico (apesar de alguns destacar faixas e dizeres em seus caminhões invocando a intervenção militar) exigiram dos servidores que tirassem os coletes do poder público municipal. Requisito para aceitarem a ajuda.

 

Maria Fernanda chegou

 

Nasceu a filha do vereador Felipe Barbosa (PTB) e Tayná Saturnino, a bebê Maria Fernanda. Corujas desde nascença, os pais são só amores à mais nova e linda teófilo-otonense da cidade. Parabéns ao casal.

Compartilhe :