campanha
Restaurante Irmã Zoé

Parceria com a Prefeitura é o segredo do sucesso de produtores rurais em Teófilo Otoni

Produção07TEÓFILO OTONI – O município de Teófilo Otoni é imenso. São 4.480 quilômetros de estradas que percorrem os cinco distritos e as 106 comunidades rurais. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, entende que é necessário investir na agricultura familiar para promover a qualidade de vida da população rural. Para este fim, desenvolve projetos em parceria com os agricultores da região.

Entendendo que falar em números é ser simplista, então melhor “ver de perto” os benefícios que o trator da Prefeitura, os mata-burros e as sementes de milho e feijão doadas trazem á agricultura familiar.

A primeira parada foi na Lajinha. Lá estava o administrador da região, Ademar Knupfer, preparado para acompanhar a jornada. O primeiro produtor encontrado foi o senhor José Maria Ferreira dos Santos, que contou que o trator da Prefeitura ajuda muito, principalmente após as chuvas que caíram no início do ano “Ele (o trator) nos ajuda porque abre a estrada e prepara a terra pra gente plantar”. “Seu Zé” ainda nos contou que usa as sementes de milho doadas pela Prefeitura para alimentar sua criação de galinha.

Mais adiante, encontramos “Seu Mauro” (Ferreira), que também nos contou como o trator facilita sua vida de agricultor. “A gente depende do trator para plantar”. Em relação às sementes que recebeu, conta que logo vai iniciar o plantio.

Andamos mais um pouquinho e fomos conhecer o “Seu Ailton” (de Oliveira). Ele nos explicou como é feita a parceria da Prefeitura com os agricultores e os benefícios que ela traz. “Para nós é bom porque (com o trator da Prefeitura) a gente só paga o óleo (combustível), enquanto (para) os (tratoristas) particulares, a gente paga a diária. Sem eles, a gente não conseguiria produzir porque os (tratores) particulares custam bem mais caro”.

Saímos de Lajinha e cruzamos Teófilo Otoni até Santaninha. Lá fomos encontrar o “Seu João (Ferreira) Sena”, que nos disse ser abençoado por Deus em seu laranjal. “Temos aqui várias qualidades de laranja. Isso aqui tudo foi feito duas vezes pelo trator da Prefeitura. Em uma terra dessas aqui, sem o trator, a gente não consegue produzir, porque aqui a gente trabalha pra vender”.

Ainda em Santaninha, encontramos o “Seu Vitim” (Euvídio Eduardo Wolff), que produz quiabo, batata doce, inhame, milho e jiló. Ele afirmou o que todos os agricultores anteriores disseram. “Seria ruim demais sem o trator. Sem ele não tem como a gente trabalhar. Ele (trator) particular fica muito caro. Assim que a gente precisa, procurando ele (trator) é mandado pra nós”.

E para finalizar nossa “turnê” pela zona rural, fomos ao encontro de “Seu Chico” (José Gumercindo Neire). Ele nos falou de sua felicidade após a Prefeitura ter trocado as pensadas cancelas de madeiras, por 10 mata-burros, em sua região “Tinha lugar aqui que a gente tinha até que desligar o carro para abrir as cancelas. Ai você liga o carro, passa pela cancela, desliga o carro sai e vai fechar cancela. Agora melhorou demais, olha ai que beleza, coisa boa demais”.

Segundo dados da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, nas estradas vicinais são transportadas 50 toneladas de hortifrúti por dia. Esse volume de mercadoria abastece os principais centros de comercialização do município: Mercado Municipal, Ceasa,  Feira do Bela Vista, Floriano Peixoto e Shopping Popular.

Compartilhe :