campanha
Restaurante Irmã Zoé

Pastor mostra transformação de área em Itinga de março de 2022 a julho de 2023 com a exploração do lítio

O pastor Tiago Henrique enviou um vídeo ao @jornaldiarioteo mostrando uma reportagem ao qual conclamava os empresários, em março de 2022, a investirem em Itinga, no Vale do Jequitinhonha, a partir das informações que a Sigma Lithyum informava à Prefeitura da cidade sobre os aportes bilionários que pretendia fazer com a extração do lítio no município. Tudo feito de supetão.

Mas o pastor, homem de fé que é, não ficou incrédulo. Fez uma reportagem à época e agora realizou outra, para demonstrar ao vivo e a cores um comparativo do antes e do depois. E o resultado é surpreendente (quase incrédulo, inacreditável).

Assessor de comunicação da Prefeitura de Itinga, hoje Tiago Henrique, com sua poderosa e “visionária voz” mostra o vídeo do que a empresa, nascida no Vale, transformou uma terra seca em um parque de beneficiamento e extração do minério para exportação em tão pouco tempo, revolucionando a região.

Imagem daqui uns 5 anos?

Vale lembrar que em Araçuaí também foi construída uma área de tamanho semelhante de exploração de lítio, e outra está em estudo, também no município de Araçuaí.

Depois disto outras empresas anunciares investimentos acima de R$ 500 milhões, nas casas dos bilhões, e a volta da estrada de ferro Bahia Minas (falta um cuidado sério com a BR-367, não é mesmo? Pois a via está esburacada é muito trecho ainda é de terra até a Bahia).

Enquanto isso, esse meteórico espaço de tempo já fez com que o mercado internacional necessitasse da matéria prima em seus países, e o lítio já está sendo exportado, a partir do Porto de Vitória/ES, em pouco mais de um ano de lançada a pedra fundamental da obra de construção do parque de beneficiamento.

Estamos orgulhosos e ansiosos aguardando até onde isso vai parar. Há quem diga que está parte do Vale do Jequitinhonha (jornal como o Diário do Comércio e o Infomoney, por exemplo), que em questão de décadas, o Vale do Silício, como ficará conhecida região (e assim já foi batizada), passará até mesmo o Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo) em poucas décadas em desenvolvimento)

Quem viver verá. E vamos aguardar.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias