TEÓFILO OTONI – Pré-candidatos a senador, deputado federal e estadual, da Frente Minas Socialista, composta pelos partidos PCB e Psol realizou, na noite da última sexta-feira (10), um evento de apresentação à comunidade local dos nomes do partido para estas eleições representando os vales do Aço, Mucuri e Jequitinhonha. Estiverem presentes, pelo Partido Comunista Brasileiro, o pré-candidato a senador Professor Túlio Lopes, e os pré-candidatos a deputado federal e estadual, Fernando da Federal e Daniel Cristiano, respectivamente. Pelo Psol marcou presença o pré-candidato a deputado estadual, Roberto Marcos. O encontro, realizado no auditório do Sind-UTE, foi mediado pela assistente social e estudante de Economia da UFVJM, Hágata Salim.
Pré-candidatos
No bate-papo, os pré-candidatos se apresentaram, colocaram sua visão da atual conjuntura econômica brasileira, apontando nortes (por meio de seus projetos e propostas de governo), para a construção de um projeto de nação de viés socialista, economicamente falando, com a estatização de empresas responsáveis por setores estratégicos da economia, fortalecimento da agricultura familiar, dos movimentos sociais e suas demandas, taxação das grandes fortunas, cobrança das dívidas dos bancos e multinacionais junto a União, dentre outras ações governamentais não capitalísticas.
Túlio Lopes
O pré-candidato a senador da Frente Minas Socialista, Professor Túlio Lopes, nasceu em Belo Horizonte e se lançou para o pleito 2018 pelo PCB. É formado em História pela UFOP, e atualmente é doutorando em Educação e Inclusão Social pela UFMG. Foi professor da UEMG e do campus JK da UFVJM. Foi sub-secretário da UEE-MG, secretário geral da UJC, integrante do Sind-UTE na região metropolitana de BH, e na fundação da Associação dos Docentes da Universiidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG). Possui 21 anos de atuação em prol da classe trabalhadora e da juventude em Minas Gerais.
Fernando da Federal
Fernando Leitão Rocha Junior, 45 anos, nasceu na cidade de São Paulo. Graduado em Ciências Econômicas em 1998, é mestre em Economia Política pela PUC-SP, em 2002, e doutor em Serviço Social pela UFRJ, em 2006. Em 2016 se tornou pós-doutor em História Econômica Contemporânea pela Universidade de Lisboa (Portugal). Ingressou na docência em 1995, lecionando até 2009 na rede de ensino público do estado de São Paulo, quando militou na Apeoesp – S.P. – subsede de Franco da Rocha. Atualmente é professor da UFVJM, campus Mucuri (desde 2009). Leciona nos cursos de Ciências Econômicas, Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia Ambiente e Sociedade. Milita no PCB em T. Otoni desde 2012.
Roberto Marcos
Roberto Marcos é formado em Ciências Sociais pela Fenord. Foi radialista atuando em emissoras de rádio e jornais em Teófilo Otoni por mais de 20 anos. Escritor, é autor de diversas obras, dentre elas a recém publicada “Os ovos azuis da serpente”, livro que recebeu várias críticas positivas por seu aprofundamento crítico e astúcia na condução da história e dos personagens. Foi candidato a prefeito de Teófilo Otoni pelo Psol, em 2016.
Daniel Cristiano
Com 43 anos de idade, Daniel é formado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela UFV, com MBA em Gerência Executiva de Projetos pela FGV/USIMINAS. Nasceu em Coronel Fabriciano, vive em Ipatinga desde a infância. Foi campeão mineiro de voleibol, assistente técnico da seleção brasileira, e atualmente é árbitro da FMV. Participou de movimentos católicos na juventude, foi conselheiro tutelar, municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, professor da rede pública estadual. Foi candidato a deputado estadual em 2010 e 2014, quando recebeu 23.910 votos para deputado estadual. Concorreu à Prefeitura de Ipatinga em 2012, 2016 e nas extemporâneas de 2018, quando obteve o segundo lugar com 19.316 votos. É apresentador do Programa Comunidade na TV, da TV Caravelas, e dirigente do PCB no Vale do Aço.