TEMA DA POSTAGEM: PERFIS HACKEADOS AUMENTAM E GERA PREOCUPAÇÃO NOS USUÁRIOS DO INSTAGRAM
DIREITO E TECNOLOGIA
Com o aumento substancial do número de redes sociais hackeadas nos últimos meses, o diário entrou em contato com o advogado @adv.pedroaraujo que é referência na recuperação de redes sociais em nossa região para informar os nossos seguidores sobre os seus direitos:
“A invasão de perfis em mídias sociais gera um enorme transtorno e tem se tornado cada vez mais recorrente. Os usuários das mídias sociais devem utilizar todas as formas de segurança oferecidas pelas plataformas para assegurar a sua conta. Entretanto, sabemos que as operações dos hackers são extremamente tecnológicos e, ainda assim, em alguns casos, conseguem burlar os referidos sistemas de proteção. Assim, surgem direitos de pleitear judicialmente a recuperação da sua conta, bem como indenização pelos danos morais sofridos. É importante ressaltar que os usuários das mídias sociais figuram como consumidores nesta relação, tendo em vista a aferição de lucro face às visualizações dos anúncios patrocinados, logo, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor. Por fim, aquele que teve o seu perfil hackeado pode alcançar sua restituição e ainda ser indenizado pela plataforma.”
O @escritoriopedroaraujo ainda explica que é importante a realização da lavratura de Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar em caso de invasão do seu perfil e a busca imediata por um advogado especialista na area, para assegurar que as operações realizadas pelos fraudadores não sejam atribuídas ao proprietário da rede social que está sendo vítima de um golpe.
Pedro Araújo
Advogado
Especialista em direito e processo penal com atuação em direito digital e crimes cibernéticos.