TEÓFILO OTONI – Foi lançada nesta quarta-feira (6), a plataforma Centro Educacional Virtual do Brasil (Cevibra), no Campus do Mucuri da UFVJM. Resultado de pesquisa do mestrado em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, a plataforma disponibiliza recursos para o cadastramento de eventos e cadastramento e realização de cursos on-line.
Desenvolvido pelo aluno do mestrado Douglas Rhis, com orientação do professor Alexandre Faissal Brito, o Cevibra pode ser usado por qualquer pessoa e todos os serviços são gratuitos. É preciso somente cadastrar-se como usuário da plataforma para poder realizar cursos e gerenciar eventos on-line. A plataforma disponibiliza serviços desde a divulgação e inscrição das atividades até a emissão do certificado.
De acordo com o professor orientador do projeto, o Cevibra conta com ferramentas de controle, para monitoramento da realização das atividades, garantindo que somente sejam emitidos certificados com a carga horária efetiva de participação. “Os participantes do curso que realizarem integralmente o treinamento/capacitação e alcançarem o resultado esperado na prova receberão um certificado com a chancela da UFVJM”, destaca Faissal.
O professor também ressalta que a criação da plataforma foi motivada por relatos de professores sobre a dificuldade de realizar e divulgar eventos com eficiência na comunidade acadêmica. “Foi notada a necessidade de um canal de disseminação do conhecimento atual de uma maneira simples e com certificação. Assim, além do conhecimento proporcionado por meio da plataforma, a oportunidade de obter certificação, logo depois do encerramento do evento ou curso, é um benefício”.
O Cevibra conta com uma página no Facebook, para divulgação de todas as atividades realizadas na plataforma e, ainda, outros eventos que tenham relevância para a comunidade regional. A página também será espaço para divulgação de projetos de extensão da UFVJM, que buscam estreitar a relação entre universidade e sociedade.