A Delegacia de Polícia Civil em Medina identificou usuárias que utilizavam perfis falsos na rede social Instagram para praticarem crimes contra a honra de pessoas em Medina, na região do Jequitinhonha.
Os crimes ocorreram nos anos de 2022 e 2023. Várias vítimas procuraram a PCMG para registrar os fatos e solicitar providências.
Os procedimentos foram instaurados e as investigações levaram à identificação de duas usuárias dos perfis falsos, que foram indiciadas, sendo tudo remetido à Justiça.
Além desses perfis, a PCMG identificou um outro perfil falso criado e utilizado por adolescentes alunos de uma escola da rede estadual em Medina, que, de igual forma, praticavam atos infracionais análogos a crimes contra a honra de alunos e professores do educandário, sendo o procedimento concluído e remetido à Justiça.
As investigações prosseguem para identificação de outros perfis falsos que permanecem na prática dessas condutas criminosas, com vistas à responsabilização penal dos envolvidos, gerando, inclusive, precedente para reparação por danos morais às vítimas.
Os nomes não foram revelados.