campanha
Restaurante Irmã Zoé

Polícia Civil realiza Operação Chronos com foco nos bairros da zona sul da cidade

Operação01Segundo a polícia, um dos investigados tem relações com o PCC. Trabalho policial começou a mais de um ano, após seqüestro feito pela Facção Zona Norte contra um morador do ‘Morro do Eucalipto’

TEÓFILO OTONI – A Polícia Civil desencadeou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (3), a Operação Chronos. O objetivo da PC foi desarticular a célula de uma organização criminosa instalada na cidade, com sua facção instalada em aglomerados da zona norte, porém, ramificada e atuante nos bairros Operação02Pindorama e Jardim São Paulo, que são adjacentes ao Aglomerado do Eucalipto, na zona sul, alvo da Operação Kairós, realizada na semana passada.

De acordo com a polícia, os trabalhos foram iniciados em julho de 2015, quando a investigação em curso da Operação Kairós registrou provas sobre um sequestro e tentativa de homicídio, tendo como vítima um morador do Eucalipto, sendo os autores do bairro Pindorama. Na ocasião, um indivíduo envolvido com esta célula da Zona Norte estava preso na Penitenciária de Francisco Sá, intimamente relacionado com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo o delegado Luciano Cunha, foram expedidos nove mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. Também foram apreendidos vários objetos entre armas, munições, dinheiro, aparelhos celulares e dois mil pinos para acondicionar drogas. Durante a operação cinco pessoas foram detidas.

“Essa operação é o desdobramento da Operação Kairós iniciada em julho do ano passado. Conseguimos desarticular uma quadrilha que atuava nos bairros Jardim São Paulo e Pindorama que faziam parte de uma facção da zona norte. Durante a operação cinco pessoas alvos de prisão preventiva foram detidas”, afirmou.

 

Avanço das investigações

Ainda segundo a Polícia Civil, na segunda fase das investigações, foi identificada uma rede de associados envolvidos com o tráfico de drogas e crimes relacionados. Ainda segundo a PC, um dos chefes desta organização já possuía mandado de prisão aberto e esteva foragido durante toda a investigação.

De acordo com a Polícia Civil, no decorrer das investigações, foi possível constatar que toda a facção da Zona Norte fazia o pagamento semanal das drogas às quartas-feiras à tarde. No dia três de fevereiro a Polícia Civil deflagrou a Operação Quarta Biruta e apreendeu aproximadamente R$ 20 mil e anotações dos pagamentos.

O comando da PC informou que para a decretação da prisão preventiva, que é medida excepcional, são necessárias provas incontestes a justificá-la e para tanto é preciso tempo. O trabalho da Polícia Judiciária é levantar essas provas. É trabalho investigativo e investigação demanda tempo. É trabalho qualificado e, portanto, sigiloso.

 

Atuação na zona norte e sul da cidade

Na semana passada a Operação Kairós (tempo de Deus) cumpriu com sucesso todas as 39 ordens judiciais emanadas pela Autoridade Judiciária, repreendendo com força a liderança da Facção do Eucalipto. Hoje a Operação Chronos (tempo dos homens) repreende os líderes de uma célula da facção criminosa Zona Norte, atuante nos bairros Pindorama e Jardim São Paulo, compreendendo 23 ordens judiciais.

 

Compartilhe :