campanha
Restaurante Irmã Zoé

Polícia Militar de Meio Ambiente amplia programa de educação ambiental

TEÓFILO OTONI – A Polícia Militar de Minas Gerais implantou no ano de 2015 em todo o Estado, o Programa de Educação Ambiental (PROGEA). Nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, o programa está sendo desenvolvido pela 15ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente – 15ª Cia PM MAmb por uma equipe de policiais militares treinados e capacitados.

O objetivo do PROGEA é estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas estaduais, municipais e particulares a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.

O Programa é desenvolvido em duas fases de forma continuada: a primeira fase é teórica; a segunda, é o momento em que os discentes colocam em prática aquilo que aprenderam na fase teórica. É implantado um Clubinho Ambiental, quando um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes buscam solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar.

A duração do programa nos educandários é de 05 (cinco) meses, com previsão de 18 (dezoito) encontros. Ao final do Programa, como forma de materializar e incentivar os alunos, é realizada uma cerimônia de formatura.

Neste ano de 2018 o PROGEA está a todo vapor, pois será aplicado nos municípios de Teófilo Otoni, Poté, Ladainha, Nanuque, Novo Cruzeiro, Itaobim, Almenara e Jequitinhonha, com ampliação do número de alunos e escolas que serão atendidos, isto com o apoio de mais dois mediadores do Programa.

 

Compartilhe :