
O Programa conta com dois policiais militares treinados e capacitados, que atendem nesse primeiro momento o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Escola Municipal Maria Ramos e a Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso
TEÓFILO OTONI – A Polícia Militar implantou no ano de 2015 em todo o Estado o Programa de Educação Ambiental – PROGEA. Em Teófilo Otoni, por meio da 15ª Companhia de Policia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, o Programa conta com dois policiais militares treinados e capacitados, que atendem nesse primeiro momento o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Escola Municipal Maria Ramos e a Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso.
O objetivo do PROGEA é estimular estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos e, é desenvolvido em duas fases de forma continuada, sendo que a primeira fase tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula.
Já a segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, em que um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes, buscam solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar.
O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos das escolas atendidas, têm relatado que o comportamento dos alunos melhorou, isso no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação.
“Os alunos não jogam lixo mais no chão e não desperdiçam merenda” relatou a funcionária Carla, da Escola Municipal Maria Ramos.
Nos próximos anos a Polícia Militar irá desenvolver o PROGEA em um número maior de escolas.