O trabalho policial começa hoje e vai até o dia 05 de dezembro nas agências da área central que aderiram ao projeto
TEÓFILO OTONI – A Polícia Militar, por meio da 47ª Cia PM, do 19º BPM, responsável pelo policiamento na área central da cidade e bairros adjacentes, tem desencadeado trabalhos preventivos visando o combate a crimes que tem como vítimas os funcionários e clientes bancários. A realização se da por meio da constante presença de militares nas proximidades, bem como realização de palestras visando o fornecimento de orientações de autoproteção.
Nesse ínterim, foi dado início a um projeto de polícia comunitária, denominado “Prevenção Bancária em Cena”, cujo objetivo é fornecer uma maior explanação das modalidades dos delitos aos clientes e funcionários bancários, utilizando-se de encenações realizadas pelo grupo de teatro IN-CENA. Serão realizadas simulações das modalidades de crimes ocorridos na região, dentro dos estabelecimentos financeiros, a fim de prestar uma maior assistência, uma vez que a visualização dos “modus operandis” (comportamento) dos criminosos tornará o cliente mais atento, diminuindo assim as chances de se tornar uma vítima em potencial. Haverá ainda palestras com orientações de segurança e potencialização do policiamento bancário.
Serão quatro dias de evento, com intervenções nos dia 27 de novembro, e 01, 04 e 05 de dezembro. As apresentações serão de curta duração, sendo até quatro por dia em cada banco.
As intervenções ocorrerão nos horários de maior fluxo de clientes, às 8h20, 9h30 e 10h20 (este no Itaú). O primeiro voltado aos aposentados e idosos e os demais ao público em geral.
Serão simulados delitos que ocorrem com maior frequência como o “golpe da ligação premiada”, “golpe do cheque”, “golpe do troco”, “golpe da ajuda no caixa eletrônico 1 e 2”, “golpe do falso funcionário do INSS”, “golpe do Plano Bresser”, dentre outros.
Inicialmente as apresentações serão realizadas nos bancos do Brasil (agência Centro), Bradesco e Caixa Econômica Federal (Agência da Rua Engenheiro Antunes), que aderiram ao referido projeto.