Evento promoveu a conscientização pela água, recuperação florestal e proteção da biodiversidade local
TEÓFILO OTONI – Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22), o Escritório Regional Nordeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF) convidou a população da cidade e região para uma passeata em prol do Rio Todos os Santos e das causas que poderão contribuir para a melhora da qualidade e da quantidade da água, para a conservação e recuperação florestal e proteção da biodiversidade regional.
A concentração para a caminhada aconteceu na manhã de ontem (26), na Praça Tiradentes, com a participação dos organizadores do IEF, Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Cultura, Polícia Militar e Civil, Copasa, ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri, entre outros órgãos. Pela manhã, houve apresentações teatrais de alunos das cerca de 20 escolas da região que acompanharam a passeata que percorreu a Avenida Getúlio Vargas, Epaminondas Otoni em direção à avenida Luiz Boali, dividindo os participantes em dois grupos que abraçaram o Rio Todos os Santos pelos dois lados entre as pontes.
O evento, chamado “Um abraço ao Rio Todos os Santos” teve como slogan “Eu também quero beber água, nadar no rio e tomar banho de cachoeira” e culminou com um abraço na parte do curso d’água, que passa dentro de Teófilo Otoni.
De acordo com a chefe do Regional Nordeste, Janaína Mendonça Pereira, a manifestação acabou se transformando em um grande evento de mobilização social.
“A idéia nasceu com objetivo inicial de focarmos nos recursos hídricos e florestas, mas o nosso movimento chamou a atenção de um grande programa, chamado Teófilo Otoni Sustentável”, explica Janaína.
O programa citado pela chefe do Regional é formado por uma rede de atores sociais que trabalham em ações e projetos para tornar a cidade mais sustentável.
“Com a adesão desse programa o evento cresceu. Ao final da passeata apresentamos uma carta de reivindicações que será protocolada junto aos órgãos competentes para que fortaleçam a gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Mucuri, da qual o rio Todos os Santos faz parte. Vamos juntos promover soluções sustentáveis para que todas as gerações possam usufruir dos recursos naturais”, ressaltou Janaína.
No documento são solicitadas, entre outras coisas, o fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Alto Mucuri, investimento na gestão da Área de Proteção Ambiental do Alto Mucuri e o Plano de Gestão Ambiental da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Mucuri.
“Temos um projeto grandioso onde convidamos a população, em especial aos órgãos de Meio Ambiente a participar que é o Teófilo Otoni Sustentável. O ato promovido nesta quinta-feira é para chamar a atenção da sociedade. Precisamos cuidar, preservar o rio. Chamamos a atenção da comunidade porque a manutenção do rio não depende apenas do esforço do município, porque ele precisa de recursos estaduais e federais, mas não adianta nada o esforço dessas esferas se a população não colaborar. Todos precisam fazer a sua parte”, concluiu a secretária municipal de Cultura, Sônia Neiva.