campanha
Restaurante Irmã Zoé

Porque quem Marielle morreu?

Os problemas estruturais da sociedade brasileira mataram Marielle. Não é possível buscar uma razão única e absoluta para o fato sem permitir-se uma análise mais abrangente. Marielle morreu porque incomodava instituições, pessoas e idéias.

A mão que matou Marielle sequer tem idéia do estrago que fez e as razões desse crime jamais serão de conhecimento do público brasileiro. Mas não é preciso ser adivinho para compreender que sua morte é uma resposta aos que ousam incomodar as elites e as discriminações sociais seja de que natureza for. Muitos ‘Josés’, ‘Marias’ e ‘Antonios’ já foram mortos pelo Brasil afora. Todos os dias vemos nos jornais a carnificina da violência vomitada pela mídia, por falta da presença forte do Estado, que, míope, insiste em não ver as mazelas que ele próprio produz. Mas a grande maioria morre silenciosamente pelos feitos da violência comum. A morte de Marielle não foi violência comum.

Marielle não foi só mais uma vítima. Ela gritava a plenos pulmões em defesa de uma causa. E somente pelo fato de gritar por uma causa já devemos a ela um respeito especial. Não importa qual era a causa. Era uma causa. Isto basta.

As respostas a esse crime bárbaro ficará ecoando no imaginário popular por muito tempo. A luta por uma causa fere de morte a covardia dos que querem a permanência de tudo como está, e mais, fere de morte as instituições arcaicas comandadas por covardes que preferem ver o povo brasileiro nas filas de hospitais, sem educação, com um judiciário carcomido pela ineficiência e por um sistema político atrasado e injusto.

A morte de Marielle é um recado aos que tem coragem de gritar. Alguns covardes calam a voz dos que gritam, outros covardes tentam calar a voz dos que escrevem e alguns covardes tentam comprar o direito das pessoas de se manifestarem de forma pacífica e ordeira. E se o povo brasileiro não for capaz de gritar, escrever e dizer o que pensa, estaremos fadados a sermos governados por ditadores/lobos vestidos de democracia.

Quem matou Marielle¿ O Estado brasileiro. Quando permite a escalada de violência sem controle, e nada faz para resolver os graves problemas sociais pelos quais passam  as comunidades mais pobres.

Quem matou Marielle? Todos nós brasileiros que temos medo de gritar e dizer de forma clara o que queremos para esse país gigante e permitimos que déspotas nos governem no dia a dia.

Seja quem for que matou Marielle, além do Estado brasileiro e de todos nós brasileiros omissos, mandou um recado claro a quem ousa discordar. Dizer o que pensa nesse país ainda é uma estrada perigosa, mais jamais devemos nos calar diante desses monstros algozes da democracia que tentam intimidar e calar com armas e dinheiro a voz dos que clamam no deserto. Um dia seremos

ouvidos.

 

João Domingos é advogado pós graduado em Direito Ambiental, Docência do Ensino Superior, vereador em Ladainha, escritor e diretor executivo de futebol do Santo Antônio de Teófilo Otoni

 

 

Compartilhe :