campanha
Restaurante Irmã Zoé

Postos de combustíveis começam a ofertar gás veicular entre TO-BH

Transporte01Medida visa baratear a viagem em até 50% no valor dos gastos com combustível

TEÓFILO OTONI – A  Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) está investindo para ampliar a oferta do Gás Natural Veicular (GNV) em postos de combustíveis no Estado. Uma dessas estratégias é a criação de pontos de abastecimento de GNV nos grandes corredores de tráfego.

Em dezembro, por exemplo, a Gasmig iniciou o fornecimento do GNV em mais um ponto de venda ao longo do corredor BH/Bahia, em Governador Valadares. Agora quem segue pelas BRs 381 e 116 para o Norte pode fazer o trecho BH/Teófilo Otoni/BH utilizando somente o GNV.

Abastecer o carro com GNV já traz uma economia de 50% com relação à gasolina e ao etanol, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Com os reajustes sucessivos que os preços dos combustíveis líquidos vêm sofrendo, esta vantagem já está caminhando para a casa dos 60% em termos de economia

O novo posto fica estrategicamente localizado na Avenida Rio-Bahia, s/nº, km 412, no bairro Planalto/Santa Paula, atendendo tanto à demanda local, quanto aos viajantes que seguem para os estados da Bahia e do Espírito Santo.

O atendimento da Gasmig a esse posto é realizado via “Gasoduto Virtual”, onde o transporte do combustível é feito por carretas de Gás Natural Comprimido (GNC), desde a base de compressão, localizada em Ipatinga, até o ponto de entrega (Posto Planalto II). Nesse corredor, o consumidor também já contava com o fornecimento de GNV no Posto Faisão VII, também localizado em Ipatinga, ao lado da Base de GNC, operada pela Logás (prestador de serviço contratado pela Gasmig, que operacionaliza o transporte de Gás Natural na região). A rota BH/Rio de Janeiro/BH pela BR-040, por exemplo, também pode ser feita exclusivamente com GNV, pois este corredor tem postos que fornecem o combustível em Barbacena, Congonhas e Juiz de Fora.A empresa começou 2017 investindo em seu Plano de Revitalização de GNV, que pretende incrementar os corredores rodoviários, realizar projetos junto a frotistas e prefeituras e padronizar as oficinas convertedoras de veículos.Uma das expectativas é conseguir ampliar o atendimento para os corredores BH/São Paulo e BH/Ponte Nova, trazendo novas opções de abastecimento do GNV para usuários que percorrem essas rotas. Minas Gerais conta atualmente com 53 postos fornecendo o GNV da Gasmig, localizados em 18 cidades: Andradas, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Confins, Congonhas, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Piraúba, Poços de Caldas, Santa Luzia, Sete Lagoas, Ubá e Vespasiano.

Compartilhe :