campanha
Restaurante Irmã Zoé

Pré-candidatos a vereador aparecem filiados em 2 partidos em Teófilo Otoni

5 nomes que aparecem com dupla filiação estão com o processo de revisão na justiça feito pelo Podemos. Os nomes aparecem filiados no Podemos e no Avante. Porém, a primeira legenda alega que os nomes são integrantes do partido, e não da segunda legenda.

Os 5 nomes são pré-candidatos a vereador. Os nomes com dupla filiação são: Adriano Guimarães, Silvano Ramos (Silvano Barbeiro), Núbia Klia, Éberton Marins e Roberto Carlos. Os dois primeiros exercem cargo de confiança no atual governo municipal, e aparecem filiados no rival Avante. Por isso o requerimento judicial do Podemos para desfazer a dupla filiação.

Tentamos entrevista com o advogado Isac Melquíades, OAB/MG 144.564, que está representando os 5 (cinco) filiados envolvidos nos processos, mas ele informou que “aguardará a decisão favorável, com a confirmação da regularidade das filiações dos clientes no Partido Podemos de Teófilo Otoni para se manifestar”.

Segundo pesquisado pelo @jornaldiarioteo há ainda pessoas com três filiações. O último dia para a filiação foi no sábado 06 de abril, mas justamente nesse dia ocorreu o corre-corre de filiações.

No atual sistema da Justiça Eleitoral do país, basta um líder partidário ter o número do Título de Eleitor de um cidadão brasileiro que é possível filiá-lo no partido. Para as próximas eleições o TSE quer colocar (e deverá acontecer) a obrigatoriedade da assinatura do filiado, o que inviabilizaria estes montantes de filiações de um mesmo nome em vários partidos.

Ou seja, muitos nomes foram filiados em Teófilo Otoni sem que os nomes sequer soubessem das movimentações. As novas regras vão corrigir estas distorções. Por hora a solução é a briga judicial, como no caso citado nesta matéria do Podemos e o Avante de Teófilo Otoni.

 

Compartilhe :