Em primeira mão, o chefe do executivo municipal destacou as potencialidades locais do setor, bem como revelou que agora Teófilo Otoni é referência no país em cavalos Quarto de Milha, feito reconhecido nacionalmente no último final de semana
TEÓFILO OTONI – Presente na abertura da 45ª Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus (Expovales), o prefeito Daniel Sucupira (PT) concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal DIÁRIO para falar sobre a importância do evento para a economia de Teófilo Otoni e região e da participação da Prefeitura em sua promoção.
Ao ser questionado pela reportagem sobre a tradição da exposição no calendário teófilo-otonense e do Nordeste Mineiro, ele foi enfático. “Temos uma vocação muito grande, que é a vocação para o desenvolvimento rural. Teófilo Otoni é uma cidade que esta localizada entre os Três Vales, Mucuri, Jequitinhonha e São Matheus. A 45º exposição agropecuária apresenta para o cenário nacional toda a diversidade produtiva que temos em nossa região”, destacou o prefeito.
Com forte circunspecto no setor leiteiro, o Nordeste Mineiro tem grande produção na área, inclusive com gados de corte [e leite]. São os casos de Carlos Chagas (uma das maiores produtoras e exportadoras do país) e Nanuque, dentre outras. Nesse sentido, Daniel Sucupira também destacou a produção teófilo-otonense. “Temos uma das maiores bacias leiteiras da região. Podemos destacá-la por meio do Festival do Leite, realizado todo ano em Brejão em parceria com o nosso vereador Gilson Dentista. Possuímos ainda um dos melhores e maiores planteis no que diz respeito ao gado de corte. Ou seja, temos vocações importantíssimas nesse setor. Vejo que a Expovales leva para o cenário nacional toda essa riqueza que temos, e que também desperta o interesse e a atenção dos olhares de fora, fator que estimula os nossos produtores rurais”, disse.
Apoio incondicional
Ainda de acordo com o chefe do executivo teófilo-otonense, o papel da Prefeitura é apoiar iniciativas como a Expovales, ferramentas capazes de aglutinar as potencialidades locais e agregá-las aos olhos do país, seja como fomentadora de novos negócios, ou de vitrine de suas potencialidades. “Por isso apoiamos este evento, tanto financeiramente quanto na logística e na estrutura. Todos podem ter a certeza de que a partir daqui viramos vitrine. Nos tornando referência passamos a receber investimentos, seja de instituições públicas ou privadas”, enfatizou.
Referência no Quarto de Milha
Outra novidade destacada pelo prefeito nessa entrevista foi sobre a cidade ter se tornado referência nacional em relação ao cavalo quarto de milha. “Gostaria de fazer esse outro registro. Nesse final de semana, Teófilo Otoni virou a cidade polo e referencia nacional do cavalo Quarto de Milha. O evento que sagrou esse sucesso foi promovido pelo Aras Aladim, através do nosso amigo Cássio, que levou para todas as frentes brasileiras mais essa vocação que temos em nossa rica e produtiva região”.
Para finalizar, Daniel realçou a importância da feira agropecuária tanto para a cidade polo quanto para os municípios vizinhos dos três vales. “Estamos muito felizes com a realização de mais um evento agropecuário em nosso município. Contamos com a presença de todos para prestigiar nossas atividades agropecuárias. Também, é claro, prestigiando a nossa agenda cultural. Teremos shows de artistas de renome nacional, que estarão conosco nesse momento. Saliento ainda que a Pampulhinha estará aberta no domingo para acolher as comunidades, gratuitamente. Na oportunidade vamos receber as crianças de escolas rurais para um momento de lazer e informações sobre nossas potencialidades. Teófilo Otoni se alegra com a realização de mais esse evento”, finalizou o prefeito Daniel Sucupira.