campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeito de Ataléia faz vídeo reclamando da diminuição do FPM e das consequências para o serviço público

Prefeito de Ataléia, Gilson Botelho é o primeiro prefeito da região a mostrar a realidade que os municípios estão enfrentando com a diminuição de repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

O Jornal Diário deixa o espaço para que outras lideranças regionais possam emitir posicionamento sobre o assunto.

O presidente Lula (PT) havia falado logo após prefeitos se manifestarem pela queda dos repasses – os prefeitos da Amuc chegaram a fechar as portas das Prefeituras por um dia, conforme noticiado nesta página – que compensaria as cidades afetadas com a queda dos repasses, queda esta em grande parte devido a baixa populacional do Censo 2022 do IBGE, visto que é o número de habitantes que define o montante a ser repassado, e praticamente todas as cidades do Nordeste Mineiro tiveram queda no número de moradores, com raras exceções.

Como o prometido ainda não veio, os prefeitos estão com o orçamento suprimido, vivenciando arrocho fiduciário e dificuldades para cumprir suas demandas orçamentárias, sendo “salvos” por emendas parlamentares, quando estas veem das boas relações dos prefeitos com deputados estaduais e federais.

Além disso, os chefes dos executivos se contorcem para obter recursos extras de ICMS, e outros projetos que forneçam recursos, para auxiliar na oxigenação dos parcos cofres públicos, devido os FPMs estancados.

Confira no vídeo a pontuação feito por Gilson Botelho, prefeito de Ataléia.

Vídeo 👇🏽

video-output-D2957B76-A5A3-4FD3-9440-BAC7C5C7D48F

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.