campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeito de Bertópolis Anjinho é cassado, presidente da Câmara assume, e cidade terá duas eleições para prefeito neste ano

Após ampla batalha judicial movida pelo ex-prefeito Lozão, Anjinho Depollo (PSD) foi afastado definitivamente do comando da Prefeitura de Bertópolis.

O processo começou logo após as eleições de 2020, quando Depollo foi reeleito no pleito. Ele assumiu para o mandato 2021-2024, porém, foi processado por abuso de poder econômico.

O juiz eleitoral local julgou improcedente a ação. A oposição recorreu, e, em segunda instância foi ditada a cassação, já em 2022.

“Na sessão de 8 de março [de 2022], o Tribunal Eleitoral mineiro, por quatro votos a dois, reformou a sentença de primeira instância e cassou os mandatos do prefeito de Bertópolis (Vale do Jequitinhonha/Mucuri), Aristides Angelo Rossi Depolo (PSD), e do vice-prefeito, José Pinto Coelho (PTB), por abuso de poder político e econômico”.

Da decisão coube recurso e os cassados permaneceram no cargo até o julgamento de eventuais embargos de declaração, quando a execução do julgado aconteceu, como determinado pela Corte Eleitoral.

Anjinho voltou a perder durante julgamento dos embargos, mas, novamente recorreu e se manteve no cargo, até esta última decisão que o afastou de vez.

De acordo com a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) proposta pelo partido Democratas de Bertópolis contra Aristides Depolo, José Pinto Coelho, Gilvânio Fagundes de Sousa e Ildásio Ferreira Rosa Carrieiros (dois últimos candidatos a vereador), os investigados teriam promovido as doações irregulares de lotes de terreno pertencentes ao Município de Bertópolis, bem como de serviços e insumos para construções de currais e reformas de casas, além da concessão de vantagens em dinheiro advindas de conta do Fundo de Participação Municipal, tudo com finalidade de cunho eleitoreiro. Segundo o autor, tais fatos configurariam a prática de conduta vedada, abuso de poder político/econômico e captação ilícita de sufrágio.

O presidente da Câmara, Cau Rais, diante da decisão, assumiu hoje (11) o Executivo, até novas eleições ser marcadas pelo TRE. Lozão é pré-candidato a prefeito.

Com isso haverá duas eleições para prefeito este ano em Bertópolis, uma provavelmente em abril, e outra em outubro.

Compartilhe :