campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeito de Virginópolis, vai tentar 3º mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição

O prefeito de Virginópolis, Boby Charles das Dores Leão, foi oficializado pelo PDT em convenção partidária realizada no último dia 5 de agosto como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, tendo como candidato a vice o vereador Dim do Trevo.

Boby foi eleito em 2016 e reeleito em 2020, sendo que durante o penúltimo ano de seu primeiro mandato (2019), foi cassado pela Câmara Municipal devido a fraude em processos licitatórios do transporte escolar e desvio de recursos públicos, respondendo a processo criminal perante o TJMG, juntamente com a secretária de Educação, (processo n.1.000.23.275347-5/000).

Boby realizou a convenção partidária no período da noite durante o último dia permitido.

A tentativa de permanência no poder é vista por cidadãos virginopolitanos como turbulenta, pois a população entende que a rotatividade no poder é necessária e salutar, proporcionando que outras pessoas com novas ideias governem a cidade.

Advogados especialistas ouvidos pelo jornal afirmaram que não há possibilidade da justiça eleitoral aceitar o terceiro registro consecutivo do Prefeito de Virginópolis, uma vez que o art. 14, § 5º, da Constituição Federal diz que os titulares de cargo executivo ou quem os “[…] houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos
poderão ser reeleitos para um único período subseqüente”. “O que se busca, na linha da moralidade administrativa e dos princípios republicanos e democráticos é evitar a perpetuação de uma pessoa ou família no poder, estimulando a alternância e desestimulando a utilização da máquina administrativa por apenas um grupo.

Pelas informações obtidas com exclusividade, o Ministério Público de Virginópolis já está com a impugnação da candidatura do prefeito Boby pronta, aguardando apenas o protocolo do registro de candidatura.

A eleição deste ano em Virginópolis promete ser uma das mais disputadas da história, pois duas chapas já foram registradas perante a justiça eleitoral, a primeira com a dupla Alex – atual presidente da Câmara, juntamente com o ex-vice-prefeito por dois mandatos Iremar, e a segunda composta pelo atual vice-prefeito Josué Garajau e a advogada Dr. Madalena.

Compartilhe :