URGENTE
Prefeitos da AMUC decidem paralisar as atividades neste dia 30 de Agosto de 2023 em protesto contra a diminuição de repasses de FPM, recurso vindo do Governo Federal.
A queda nos repasses se deve à diminuição das populações na maioria dos municípios que integram a Amuc, computadas pelo Censo 2022 do IBGE.
Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios é distribuído às cidades com recursos advindos dos impostos pagos pelos cidadãos brasileiros. Cada município recebe conforme sua faixa populacional, como quase todas as cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha perderam habitantes em relação ao Censo 2010 (conforme matéria anterior desde página que já abordou este assunto no feed), as suas verbas do FPM (a maior fonte de renda das cidades da região) caiu drasticamente.
Como medida paliativa, os prefeitos da Amuc, representado na fala pelo seu presidente, o chefe do Executivo de Carlos Chagas, Nanayoski(PSD), pede antecipação de parcela do FUNDEB ao Governo Estadual para evitar uma maior crise nos municípios.
A Amuc está sediada em Teófilo Otoni, às margens da BR-116, bairro Jardim das Acácias (em frente a garagem da Gontijo).